Na cerimónia dos World Travel Awards deste sábado, 1 de dezembro, que teve lugar em Lisboa, Portugal foi o grande vencedor da noite tendo conseguido arrecadar 17 prémios.
O mais importante de todos os triunfos foi o prémio principal da cerimónia. Portugal é o Melhor Destino do Mundo e só o conseguiu derrotando alguns pesos pesados como o Brasil, Estados Unidos, Espanha ou Grécia que também estavam nomeados.
Portugal tem vindo a ganhar nome internacional na área do turismo, tendo vindo a ganhar cada vez mais “Óscares do Turismo” a cada ano que passa. Em 2016 conseguiu quatro distinções, no ano passado foram sete os prémios, entre os quais o de “Melhor Destino do Mundo” que repete este ano.
Lisboa também esteve em alta ao conseguir dois dos galardões a concurso. A capital portuguesa é mais uma vez “Melhor Destino de City Break” ao qual junta o título de “Melhor Cidade Destino”. É a primeira vez que a cidade do Tejo consegue dois galardões mundiais num só ano.
A Madeira também manteve o título de “Melhor Destino Insular”. Esta distinção coloca a pérola do Atlântico num patamar absolutamente incontestado uma vez que é a quarta vez que arrecada este prémio, encostando destinos como a Jamaica, Bali, Hawai, Maurícias ou Seychelles.
A Parques de Sintra – Monte da Lua, gestora dos palácios e monumentos de Sintra e Queluz, consolidou neste sábado uma posição que vem mantendo há seis anos consecutivos, tornando-se numa das empresas mais difíceis de destronar nos World Travel Awards. A responsável pelo Palácio da Pena voltou a ser considerada a “Melhor Empresa do Mundo em Conservação” pelo sexto ano consecutivo.
A “Melhor Organização de Turismo do Mundo” também é portuguesa e chama-se Turismo de Portugal. O site Visit Portugal é o “Melhor Site de Entidade de Turismo”.
A companhia aérea portuguesa TAP voltou a brilhar na cerimónia de 2018 dos World Travel Awards ao ser distinguida como “Melhor Companhia Aérea para África” e “Melhor Companhia Aérea para a América do Sul”. A revista de bordo Up Magazine ganhou o prémio de “Melhor Revista de Bordo do Mundo”.
Na zona norte do país, os Passadiços do Paiva não passaram despercebidos do público e profissionais da área que atribuem os mais relevantes prémios do turismo a nível mundial, concedendo-lhe o título de “Melhor Atração Turística de Aventura”.
As unidades hoteleiras nacionais também ficaram muito bem vistas na noite deste sábado em Lisboa. Portugal tem o “Melhor Hotel de Cidade” (Corinthia Hotel Lisboa), “Melhor Hotel Clássico” (Olissippo Lapa Palace Hotel), “Melhor Hotel de Design (The Vine Hotel), “Melhor Hotel de Gine Dining (Vila Joya Hotel Restaurant, Vila Joya), “Melhor Resort de Lazer de Luxo” (Conrad Algarve) e “Melhor Operador de Boutique Hotels” (Amazing Evolution Management).
Lista de prémios atribuídos a Portugal nos World Travel Awards 2018:
Melhor Atração Turística de Aventura Passadiços do Paiva
Melhor Cidade para City Break Lisboa
Melhor Cidade Destino Lisboa
Melhor Hotel de Cidade Corinthia Lisboa
Melhor Hotel Clássico Olissipo Lapa Palace Hotel
Melhor Empresa em Conservação Parques de Sintra – Monte da Lua
Melhor Hotel de Design The Vine Hotel
Melhor Destino do Mundo Portugal
Melhor Hotel de Gine Dining Vila Joya Hotel Restaurant, Vila Joya
Melhor Revista de Bordo Up Magazine (TAP Air Portugal)
Melhor Resort de Lazer de Luxo Conrad Algarve
Melhor Organização de Turismo Turismo de Portugal
Melhor Companhia Aérea para África TAP Air Portugal
Melhor Companhia Aérea para América do Sul TAP Air Portugal
Melhor Site de Entidade de Turismo Visit Portugal
Melhor Destino Insular Madeira
Melhor Operador de Boutique Hotels Amazing Evolution Management
Em declarações à RTP, o Presidente da República referiu-se às 17 distinções como uma prova da “qualidade do turismo”, afirmando que Portugal tem conseguido “aumentar a quantidade e elevar a qualidade”. Marcelo Rebelo de Sousa aponta os cidadãos, empresários e trabalhadores portugueses como os grandes responsáveis pelos sucessos obtidos nesta área, concluindo que o país tem hoje “melhor hotelaria, melhor restauração, autarquias que apostam mais no turismo e os cidadãos a fomentarem o turismo no dia a dia”.