Num vídeo tornado público recentemente é possível ver um pequeno incêndio a deflagrar dentro de um avião comercial enquanto vários passageiros e tripulantes tentam apaga-lo, com sucesso. O momento foi captado por um dos passageiros e divulgado pela cadeia russa de televisão Russia Today.
De acordo com site The Points Guy o voo fazia a ligação entre a capital Moscovo e a cidade de Volgograd, a sul da Rússia, entre as fronteiras com a Ucrânia e o Cazaquistão.
O incidente aconteceu na passada quarta feira a bordo de um avião da companhia de bandeira Russa, Aeroloft, já depois de ter aterrado e enquanto os passageiros aguardavam o desembarque. A origem do fogo terá sido um carregador portátil de telemóvel (power bank), de acordo com a mesma fonte.
Uma fonte da companhia aérea terá informado a Russia Today de que o incêndio a bordo nunca terá acontecido e que o aparelho apenas libertou fumo, o que acaba por ser desmentido pelos vídeos gravados pelos passageiros.
No vídeo é possível ver chamas, assim como a dificuldades respiratórias nos passageiros, visivilmente afetados pelo intenso fumo que preencheu toda a cabine do A320 da Aeroloft.
O controlo do incêndio acabaria por ser feito de forma tranquila pelos passageiros que com garrafas de água rapidamente o extinguiram.
No vídeo é ainda possível ver o momento em que o aparelho danificado é colocado num balde do lixo, completamente destruído.
De acordo com os órgãos de comunicação social que avançam a notícia não houve feridos a registar e a polícia terá levado o telemóvel para investigação.
Pode ver o vídeo aqui: