À semelhança do que já acontece nas margens do Rio Sena, em Paris, também a capital italiana vai ter uma praia artificial no verão com areal e atividades desportivas.
São cerca de 10 mil metros quadrados numa das margens do Rio Tibre, junto à ponte de Guglielmo Marconi. Será constituída por bancos de areia, áreas desportivas, mas ainda não é claro se haverá possibilidade de ir a banhos ou não.
O objetivo é, de acordo com a autarca, Virginia Raggi, devolver o rio aos habitantes da cidade e turistas: “O rio Tibre atravessa Roma mas infelizmente, ao contrário de muitas cidades europeias, não é um elemento vivo e vibrante da cidade”.
De acordo com meios de comunicação social internacionais citados pelo jornal Público esta iniciativa insere-se num lote de outras medidas que têm como objetivo tornar o rio que atravessa a capital de Itália mais seguro e mais limpo.
Será lançada uma aplicação de monitorização da poluição do rio, haverá polícias a patrulhar as margens de bicicleta e drones vão controlar descargas ilegais no Tibre.