Ryanair está a “intimidar” passageiros que pedem indemnizações

Uma investigação do britânico The Telegraph revela que há passageiros a serem contactados para prescindirem de serviços de advocacia para receberem indemnizações.

PUB

O jornal britânico The Telegraph está a adiantar que há passageiros da Ryanair a serem “intimidados” pela companhia por recorrerem a advogados para conseguirem indemnizações na sequência dos sucessivos cancelamentos que a lowcost tem vindo a levar a cabo nas últimas semanas. De acordo com a edição online do The Telegraph a companhia estará mesmo a enfrentar uma ação legal.

O escritório de advogados Fair Plane, especializado na obtenção de indemnizações em casos de atrasos, cancelamentos ou overbooking em voos está a acusar a companhia de “difamação e interferência ilícita”. Em causa estará o envio de uma carta aos passageiros, por parte da companhia e à qual o The Telegraph diz ter tido acesso, em que a Ryanair pergunta aos passageiros se “realmente aceitaram assinar a reclamação”.

De acordo com a mesma fonte a companhia irlandesa informa os passageiros que “parece ter uma reclamação válida” e que receberão “100% da indemnização sim lhe serem retirados os honorários legais” se deixarem de usar a Fair Plane e contactarem a companhia aérea diretamente.

“Estão a tentar interromper as relações do cliente connosco. Neste ponto é tarde para a Ryanair oferecer uma compensação porque o cliente já chegou até nós. Em muitos casos a principal razão para a Ryanair pagar as indemnizações devidas é porque nós estamos no processo”, diz ao The Telgraph Daniel Morris, diretor da Fair Plane.

A Fair Plane cobra uma taxa de 25% sobre as indemnizações conseguidas e, no caso de a companhia negociar diretamente com os passageiros, consegue poupar algum dinheiro. “Sabem que os obrigamos a pagar e, se nos retiram dessa equação, poupam dinheiro”, continua Morris.

A autoridade de Aviação Civil adianta que os passageiros têm obrigação de contactar diretamente a companhia para pedirem as indemnizações, antes de envolverem entidades judiciais no processo, mas a Fair Plane não concorda que a Ryanair contacte diretamente os passageiros, nas suas costas.

PUB

Contactada pelo The Telegraph, a Ryanair disse que “não fazemos comentários sobre as falsas afirmações das empresas de caça que estão a cobrar até 50 por cento das suas indemnizações”. A companhia de baixo custo acrescenta ainda que “os clientes com reclamações válidas vão receber 100 por cento das suas compensações sem terem que as partilhar com estas empresas”.