Os passageiros da Ryanair que quiserem transportar uma mala pequena na cabine do avião vão ter que pagar mais cinco euros pela tarifa de embarque prioritário a partir de 1 de novembro A alternativa é enviar a mala para o porão sem custos associados.
De acordo com notícia do The Guardian, os passageiros que optarem por pagar os cinco euros para terem embarque prioritário vão poder transportar a uma mala de pequenas dimensões na cabine do avião, assim como uma mochila ou carteira.
Kenny Jacobs, diretor de marketing da Ryanair, citado pelo The Guardian, justifica a medida com a necessidade de apressar o embarque, uma vez que a companhia tem registado atrasos significativos por causa da falta de espaço dentro do avião para todas as bagagens.
“Um determinado número de pessoas leva sempre dois sacos grandes, ocupando o espaço dos outros. Julgam que conseguem safar-se com isso e, geralmente, conseguem, mas não queremos ter de voltar a policiar o tamanho das malas na porta de embarque”, refere Kenny Jacobs.
Na realidade já eram frequentes os voos em que a Ryanair obrigava os passageiros a enviarem as suas malas de cabine para o porão do avião. Esta medida é apenas uma formalização e extensão do procedimento a todos os voos, dando aos passageiros a possibilidade de escolherem se querem ou não viajar com a sua mala.
A Ryanair apresentou ainda uma atualização de preços para as malas de porão. Até aqui custava €35 transportar uma mala de 15kg, a partir de 1 de novembro o valor baixa para os €25 e o peso da mala pode chegar aos 20kg.
Também a Easyjet anunciou novas medidas respeitantes ao transporte de malas de cabine. Saiba mais aqui.