Um estudo desenvolvido pela Universidade de Helsínquia, na Finlândia, desenvolvido ao longo dos últimos 40 anos chegou à conclusão de que tirar férias ajuda a viver mais anos. De acordo com os dados apresentados, 37% das pessoas que tiraram menos de três semanas de férias por ano tinham mais probabilidade de morrer jovens.
O estudo que começou na década de 70 do século passado começou por analisar 1 200 empresários que devido ao peso, colesterol e pressão arterial estavam mais expostos a doenças cardíacas e, logo no começo das investigações, se chegou à conclusão de que aqueles que não tinham tantas folgas se diferenciavam clara e significativamente.
O líder da pesquisa, Timo Strandberg, recomendou que os médicos começassem a prescrever dias de férias aos pacientes que não as tinham, para que a saúde não saísse afetada.
“Não pense que ter um estilo de vida saudável compensa trabalhar muito e não tirar férias. As férias podem ser uma boa maneira de aliviar o stress”, disse o líder do estudo à Lonely Planet.