NotíciasTorre de Pisa está 40 centímetros menos inclinada
torre pisa italia

Torre de Pisa está 40 centímetros menos inclinada

PUB

A Torre de Pisa está menos inclinada 40 centímetros. Esta suave alteração vai permitir que o icónico monumento italiano se mantenha disponível, para que a uma distância razoável, os milhares de turistas que a vistam possam erguer os braços e, com uma ilusão de ótica provocada pelo ângulo da fotografia, possa parecer que estão a suportar o monumento.

Para retirar estes 40 centímetros à torre foram necessários trabalhos de restauro profundos que demoraram 17 anos a ser concluídos, mas hoje é possível afirmar que o monumento se vai manter na Praça de Duomo por muitos e longos anos.

Esta é, pelo menos, a promessa dos técnicos da Universidade de Pisa que estiveram envolvidos neste longo processo. “A Torre de Pisa está estável”, garantiram.

Em 1990 o monumento foi fechado ao público por causa do evidente risco de um acidente poder pôr em causa a sua estabilidade e só pontualmente foram permitidas visitas.

Com cerca de 57 metros de altura a Torre de Pisa ficou inclinada praticamente desde o começo das obras de construção devido às fracas fundações.

PUB

Foto de Pixabay

Artigos Sugeridos

Sou licenciado em Jornalismo e estou a fazer o mestrado em Relações Internacionais. Quero aprender como gira o globo. Como se fazem e desfazem alianças. Como é que os líderes aprendem com a história. diogopereira@w360.pt