A Torre Eiffel pode estar prestes a mudar de cor

Sabia que a Torre Eiffel já foi vermelha?

PUB

Pensar na Torre Eiffel com uma cor que não a atual pode parecer estranho ou até mesmo bizarro, mas só pensará assim quem não souber que a Dama de Ferro de Paris já foi vermelha… sim, vermelha. E a verdade é que esta foi a cor escolhida por Gustav Eiffel, o que não agradou à maioria dos parisienses.

A verdade é que este que é um dos monumentos mais visitados do mundo já teve várias roupagens. Do vermelho que ajudava a lutar contra a ferrugem em 1889  passou para ocre em 1892 antes de se tornar num gradiente laranja na base até ao topo amarelo em 1899.

Sabendo agora que a Torre Eiffel já foi vermelha e amarela não é assim tão estranho pensar que pode vir a mudar de cor, será a vigésima mudança em 129 anos.

Nada é certo, mas vão ser feitas análises às diferentes cores que o monumento já teve ao longo da sua história e em outubro começarão as obras que vão lhe vão dar uma pintura nova, para qual se estima que sejam necessárias 60 toneladas de tinta, refere o francês Le Parisien.

Esta hora vai ser inserida num projeto mais ambicioso de renovação da Torre Eiffel que vai durar 15 anos, custar cerca de 300 milhões de euros e que inclui, para além de outras coisas, a inclusão de uma parede de vidro e à prova de bala em torno do monumento.