Foi apresentado nesta quarta feira, 23 de maio, o projeto que visa transformar a Torre Vasco da Gama, no Parque das Nações (Lisboa), num restaurante e miradouro.
O chef espanhol Martin Berasategui vai ser o responsável pelo espaço gerido pelo grupo Sana que também detém o hotel Myriad, contíguo à torre, e os objetivos são promissores. “Se nos derem uma [estrela Michelin], óptimo, se não nos derem, temos de continuar a desfrutar e a trabalhar até consegui-la.”, esclarece ao Público.
Com abertura prevista para outubro, este promete ser um lugar intimista com apenas 35 lugares, a 120 metros de altura. E é precisamente na distância que separa a sala de jantar do chão que está a chave para o nome do espaço: “Fifty Seconds” (Cinquenta Segundos), o tempo que o elevador demora desde a base até ao topo.
A ementa, diz o Público, terá na sua essência as raízes bascas do chef com mais Estrelas Michelin em toda a Espanha, mas “temos obrigação de honrar quem nos recebe”, remata deixando perceber que nas comidas ali servidas também se vai sentir a portugalidade.
Na mítica torre do Parque das Nações, inaugurada aquando da Expo 98 vai ainda funcionar um miradouro de acesso livre, sobre o qual ainda não foram revelados muitos pormenores.