NotíciasTribunal obriga Ryanair a indemnizar passageiros afetados por greve

Tribunal obriga Ryanair a indemnizar passageiros afetados por greve

PUB

A Ryanair foi condenada pelo tribunal da Comarca de Lisboa a pagar indemnizações a cinco passageiros portugueses afetados pelas greves ocorridas entre abril e julho de 2018, avança a Lusa citada pelo Observador.

À mesma fonte a Air Help, empresa jurídica que reivindicou as indemnizações em nome dos passageiros afetados, informou que os valores pagos aos passageiros variam entre os 250 e os 400 euros e dizem respeito a perturbações ou cancelamos dos voos Porto-Barcelona (01 de abril), Porto-Stansted/Londres (04 de abril), Lille-Porto (26 de julho), Madrid-Porto (26 de julho) e Faro-Bruxelas (26 de julho).

Asa de avião da Ryanair fotografada durante o voo a partir do interior da cabine
Companhia irlandesa de baixo custo terá que pagar indemnizações entre os 250 e os 400 euros. Foto de Catherine Carvalho

Os passageiros afetados começaram por pedir as compensações à companhia irlandesa, tendo esta recusado com a justificação de que os cancelamentos e atrasos superiores a cinco horas tinham sido provocados por circunstâncias extraordinárias que não estão previstas na política de indemnizações.

Não contentes com a justificação da low cost, vários passageiros recorreram à Air Help que avançou com o processo para tribunal. Na sentença, os magistrados concluíram que as greves que provocaram as perturbações nas diferentes rotas correspondem a um fenómeno normal da atividade da companhia, pelo que há a obrigatoriedade de compensar os passageiros.

A mesma fonte informa que a decisão agora tomada pelo Tribunal da Comarca de Lisboa vem no mesmo sentido de uma decisão do Tribunal de Justiça da União Europeia que se tem pronunciado em favor dos passageiros.

PUB
Artigos Sugeridos

Sou licenciado em Jornalismo e estou a fazer o mestrado em Relações Internacionais. Quero aprender como gira o globo. Como se fazem e desfazem alianças. Como é que os líderes aprendem com a história. diogopereira@w360.pt