Tripulantes da Ryanair a dormir no chão? Foi tudo encenado!

Uma imagem recentemente divulgada nas redes sociais mostra seis tripulantes da Ryanair a dormir no chão, alegadamente exaustos. A companhia revelou agora que se trata de uma encenação

PUB

Uma fotografia onde é possível ver seis tripulantes de cabine da Ryanair a dormir no chão do aeroporto de Málaga, em Espanha, tem originado várias críticas à companhia de baixo custo. O momento terá sido captado depois de vários voos da lowcost com destino ao Porto terem sido desviados para aquele aeroporto por causa das severas condições climatéricas que se faziam sentir em Portugal provocadas pela tempestade Leslie.

De acordo com o Sindicato Nacional de Voo e Pessoal da Aviação Civil (SNVPAC) no passado sábado, 13 de outubro, terão sido desviados para aquele aeroporto espanhol quatro voos da companhia irlandesa. Os oito pilotos e 16 tripulantes de cabine que prestavam serviço nas rotas afetadas acabariam por ficar “colocados numa sala, sem instalações mínimas de descanso” e “sem acesso a alimentos, bebidas ou um lugar para se sentarem, pois havia apenas 8 lugares disponíveis para os 24 tripulantes”. Os funcionários da Ryanair ficaram nesta situação durante, pelo menos, quatro horas e meia, adianta a mesma fonte.

Terá sido neste dia que em exaustão e sem lugares convenientes para descansar os tripulantes de cabine acabariam por se deitar no chão da sala que tinham disponível, como se pode ver na fotografia divulgada pela página de Facebook Ryanair Must Change.

A imagem divulgada a 14 de outubro foi um rastilho que fez explodir centenas de críticas dirigidas à Ryanair nas redes sociais.

O SNVPAC considerou “lamentável e inconcebível que em pleno século XXI fosse possível verificar que a Ryanair opera sem qualquer respeito pelos seus funcionários e pelos seus clientes, que também foram deixados presos no terminal do aeroporto”.

Em resposta a Ryanair informou que os tripulantes foram colocados numa sala VIP do aeroporto de Málaga uma vez que os hotéis da cidade estavam todos lotados.

PUB

Três dias depois da divulgação da foto polémica a companhia lowcost publicou na página oficial que tem no Twitter um vídeo de vigilância onde é possível ver os tripulantes de cabine a encenarem a foto em que seis tripulantes surgem aparentemente exaustos a dormir no chão.

O SNVPAC respondeu ao vídeo publicado pela companhia informando que fará uma “reclamação formal a todas autoridades relevantes da aviação civil” para evitar situações como esta no futuro.