NotíciasVai dormir num hotel? É obrigatório ter um teste negativo à Covid-19
Hotel-Monte-Carlo-Madeira-Funchal

Vai dormir num hotel? É obrigatório ter um teste negativo à Covid-19

PUB

Com o objetivo de controlar o aumento do número de casos das últimas semanas em Portugal, o governo acaba de apresentar novas regras que vão ter implicações em quem tem férias marcadas.

A primeira novidade que sai do Conselho de Ministros desta quinta-feira está relacionada com os hotéis e aplica-se de norte a sul do país, independentemente do nível de risco onde a unidade esteja localizada. A regra diz que todos os hóspedes vão ter que apresentar um teste negativo no momento do check-in para se poderem alojar.

Crianças com menos de doze anos e pessoas com a vacinação completa estão isentas de apresentar um teste negativo, tendo estes últimos que apresentar o Certificado Digital Covid-19.

Quem não cumprir as regras arrisca-se a uma multa entre os 100 e os 500 euros. Os hotéis que contornarem esta exigência arriscam coimas na ordem dos mil ou 10 mil euros.

As idas aos restaurantes também vão implicar a apresentação de um teste negativo à Covid-19, mas neste caso a medida aplica-se apenas aos estabelecimentos localizados nos concelhos de risco elevado ou muito elevado e entre as 19 horas de sexta feira e as 22h30 de domingo.

PUB

Neste caso a medida só se aplica a quem quiser jantar ou almoçar no interior do restaurante, estando as refeições na esplanada isentas da apresentação de um teste.

Importa também dizer os testes PCR são considerados válidos quando realizados nas 72 horas anteriores ao momento de check-in ou chegada ao restaurante já os testes antigénio têm uma validade de 48 horas.

Os auto-testes também são válidos por 24 horas, mas precisam de ser feitos na presença de um profissional de saúde ou de um farmacêutico que certifique o seu resultado negativo. Estes testes também podem ser feitos à porta dos restaurantes ou na receção dos hotéis, devidamente supervisionados pelos responsáveis do espaço.

Fazer um auto-teste em casa não é considerado válido para frequentar um restaurante ou hotel.

As limitações à entrada e saída na área metropolitana de Lisboa aos fins de semana deixam de vigorar.

Estas medidas entram em vigor neste sábado, 10 de julho, às 15h30.

Artigos Sugeridos