NotíciasVai ser preciso pagar três euros para ir às Berlengas
Forte S. João Baptista na Ilha das Berlengas Peniche

Vai ser preciso pagar três euros para ir às Berlengas

PUB

Visitar a ilha da Berlenga vai ficar mais caro, dentro de três meses entra em vigor a taxa de acesso à ilha.

Desde 22 de Maio de 2019, com a fixação da Portaria nº355/2019, só é permitido o limite máximo de 550 pessoas a permanecer, em simultâneo na área terrestre da ilha da Berlenga. Objetivo é minimizar os efeitos dos visitantes sobre os habitats e as espécies. Esta quarta-feita foram publicadas, em Diário da República, novas medidas no acesso à ilha.

São fixados os valores de taxa para o acesso à área terrestre da ilha da Berlenga. É cobrada uma taxa de €3 por dia e por pessoa pelo acesso à área terrestre da ilha da Berlenga. Os visitantes maiores de 6 anos e menores de 18 anos e a partir dos 65 anos apenas pagam 50% do valor.

Ficam isentos da cobrança da taxa os residentes sazonais e os residentes no concelho de Peniche; as crianças até aos 6 anos; os trabalhadores de estabelecimentos comerciais; profissionais autorizados a exercer atividade de pesca ou de animação turística; usufrutuários de alojamento; tripulantes de embarcações autorizadas; trabalhadores para atividade de manutenção e os representantes das entidades oficiais.

A taxa entra em vigor dentro de três meses (90 dias após a publicação da portaria), o pagamento da taxa é feito no momento do registo prévio, sendo atualizada anualmente. As receitas que advém da cobrança tem como objectivo à promoção das medidas de valorização nesta reserva natural.

PUB
Artigos Sugeridos

Mestre em Ciência da Informação, estudei em Coimbra e Madrid. Trabalho atualmente em Lisboa. Tenho o pequeno sonho de conhecer o mundo e contar ao mundo as maravilhas que tem. claudiapaiva@w360.pt