Visitar a ilha da Berlenga vai ficar mais caro, dentro de três meses entra em vigor a taxa de acesso à ilha.
Desde 22 de Maio de 2019, com a fixação da Portaria nº355/2019, só é permitido o limite máximo de 550 pessoas a permanecer, em simultâneo na área terrestre da ilha da Berlenga. Objetivo é minimizar os efeitos dos visitantes sobre os habitats e as espécies. Esta quarta-feita foram publicadas, em Diário da República, novas medidas no acesso à ilha.
São fixados os valores de taxa para o acesso à área terrestre da ilha da Berlenga. É cobrada uma taxa de €3 por dia e por pessoa pelo acesso à área terrestre da ilha da Berlenga. Os visitantes maiores de 6 anos e menores de 18 anos e a partir dos 65 anos apenas pagam 50% do valor.
Ficam isentos da cobrança da taxa os residentes sazonais e os residentes no concelho de Peniche; as crianças até aos 6 anos; os trabalhadores de estabelecimentos comerciais; profissionais autorizados a exercer atividade de pesca ou de animação turística; usufrutuários de alojamento; tripulantes de embarcações autorizadas; trabalhadores para atividade de manutenção e os representantes das entidades oficiais.
A taxa entra em vigor dentro de três meses (90 dias após a publicação da portaria), o pagamento da taxa é feito no momento do registo prévio, sendo atualizada anualmente. As receitas que advém da cobrança tem como objectivo à promoção das medidas de valorização nesta reserva natural.