A Qatar Airways é a primeira companhia aérea do mundo a receber o novo Airbus A350-1000, a recém chegada estrela da construtora europeia. A cerimónia de entrega da primeira aeronave aconteceu na sede da Airbus em Toulouse, França e contou com centenas de jornalistas e influenciadores de todo o mundo.
O A350-1000 é o maior avião do mundo de dois motores e foi criado para substituir os A340 (com quatro motores) e competir diretamente com os concorrentes 777 da Boeing. Numa configuração clássica de três classes estas aeronaves têm capacidade para 366 passageiros.
A grande novidade para os passageiros da Qatar – que serão os primeiros a conhecer o novo avião – é a novíssima classe executiva com poltronas que se transformam em camas de casal.
Se o orçamento não chegar para viajar na classe mais luxuosa da companhia do Qatar, em classe económica também se vão notar as novidades. Há milhões de luzes LED que simulam as várias horas do dia e ajudam a reduzir o Jetlag, afirmam alguns especialistas.
Os novos ar-condicionados foram levados a níveis hospitalares, renovando o ar a cada dois ou três minutos, criando uma sensação de altitude muito inferior às restantes aeronaves, ajudando a diminuir a sensação de cansaço durante uma viagem longa.
Na classe executiva é ainda possível unir poltronas e criar uma pequena sala de estar ou de reuniões para dar mais comodidade a quem viaja em grupo, criando uma sala completamente fechada.
Na classe económica os assentos têm uma configuração clássica 3-3-3, um ecrã tátil, um ponto de carga USB e uma tomada.
O youtuber Sam Chui foi experimentar as comodidades do novo aparelho e publicou em vídeo: