Wikipédia está à procura de fotos de monumentos e oferece prémios em dinheiro

Wiki Loves Monuments, concurso da Wikipédia, procura fotos de monumentos para ilustrar os artigos da enciclopédia online. Há prémios para as melhores.

PUB

Chama-se Wiki Loves Monuments e é uma ação global da Wikipédia que tem como objetivo angariar fotografias de monumentos espalhados pelo mundo para ilustrar os artigos da enciclopédia online.

A iniciativa que em Portugal está a a ser coordenada pela Wikimedia Portugal já tem um site disponível onde é possível submeter fotografias de monumentos portugueses ou do resto do mundo.

Os interessados em participar podem enviar o número de imagens que pretenderem, tendo apenas que disponibilizar as fotografias sob licença de utilização livre, a que é usada pela Wikipédia em todo o mundo. Este tipo de licença permite que qualquer pessoa possa usar as imagens sem necessidade de pagar os direitos de autor.

Até ao dia 30 de setembro é possível participar, estando previsto prémios para as três melhores fotos, vales de compras no valor de 425, 225 e 125 euros e ainda um prémio especial para quem conseguir submeter o maior número de fotografias de monumentos diferentes ainda sem imagens na Wikipédia.

O Wiki Loves Monuments teve a sua primeira edição em 2010 apenas na Holanda, tendo em 2012 conseguido a distinção de maior concurso de fotografia do mundo atribuído pela Guinness World Records.

PUB

Para participar na edição de 2019, basta clicar aqui!