Amantes de Viagens. Há um sítio onde quase meio milhão de pessoas se encontram para falar de viagens

O João Almeida criou o grupo de Facebook Amantes de Viagens e quase dez anos depois já conta com quase meio milhão de membros.

Grupo de Facebook Amantes de Viagens
PUB

Quando em 2010 o João Almeida procurava o sítio ideal para encontrar dicas para as viagens que gostava de fazer, percebeu que esse sítio não existia. As redes sociais estavam em plena ascensão, havia cada vez mais pessoas ligadas à internet em Portugal, mas mesmo assim ainda não era possível entrar num fórum onde o gosto pelas viagens fosse o tema principal.

Portugal enfrentava tempos difíceis nesta época. Os anos de crise sucediam-se, o desemprego não parava de aumentar e, sem saber, o país estava prestes a entrar num dos períodos de maior contenção orçamental. Em 2010 já era evidente para muitos que a Troika se ia mudar de armas e bagagens para Lisboa, mas o governo só pegou no telefone para pedir ajuda em 2011.

Fazer turismo com condições tão débeis da economia não era fácil, mas em contra-ciclo o João Almeida decidiu criar um grupo dedicado a um dos bens de consumo mais desejados. A probabilidade de os portugueses estarem pouco virados para falar de viagens era grande, mas talvez porque mais do que de viagens as pessoas gostam de partilhar experiências e recordar vivências, nasceu o grupo Amantes de Viagens.

Em conversa com o W360.PT o criador do grupo, João Almeida, explica que não era um novato neste mundo e que também por isso gostava de ter um sítio onde pudesse ir buscar informação, mas também partilhar muita da que ia angariando nas aventuras que foi vivendo. “Nessa altura já tinha viajado por diversos países e procurei um grupo no Facebook onde pudesse trocar experiências com outros membros sobre o tema das viagens. Percebi que existiam poucos grupos e a melhor forma que encontrei foi criar um grupo para partilhar informação e preparar as próximas viagens”.

João Almeida é o fundador do grupo Amantes de Viagens
João Almeida é o fundador do grupo Amantes de Viagens

Quando acabámos de escrever este artigo estavam dentro do grupo cerca de 420 mil pessoas, um verdadeiro sucesso que não pára de surpreender e deixa orgulhoso o seu criador: “o grupo Amantes de Viagens existe há nove anos e é o segundo maior grupo de Facebook a nível mundial, em países de língua portuguesa”, começa por contar ao W360.PT, para avançar logo depois para aquele que será um momento histórico: “estamos próximos de alcançar a marca de meio milhão de seguidores, dentro de poucos meses!”.

PUB

Não será difícil superar a barreira dos 500 mil membros, uma vez que de acordo com os dados do próprio João Almeida o grupo cresce “15% ao mês e temos quase 1,2 milhões de reacções mensais”.

Ao contrário do que é comum nas redes sociais, e embora existam exceções que confirmam a regra, o ambiente no Amantes de Viagens é de verdadeira cortesia. Há quem queira saber se três dias são suficientes para visitar Roma, quais os melhores hotéis em Nova Iorque ou até se “quando a Ryanair fala de uma mochila pequena nas regras de bagagem, essa mochila pode ser um trólei?” Nas respostas os comentários chegam a ser aos milhares e quase sempre são detalhados pela experiência de quem já esteve em Roma, Nova Iorque o acabou de viajar com Ryanair e transportou uma mochila.

“Verificamos uma saudável partilha de experiências e isso é notório pelos comentários e disponibilidade dos nossos membros. Recebo diversas mensagens de pessoas que consideram este o melhor grupo de Facebook, pelas preciosas dicas para a preparação da próxima viagem e no interesse e disponibilidade demonstrado pela maioria na partilha de informação”, corrobora o João Almeida o ambiente que o W360.PT encontrou enquanto deambulava pelas últimas publicações do dia (e eram mesmo muitas).

Para além do esclarecimento de dúvidas mais imediatas de quem se está a preparar para embarcar ou a definir a data em que deve marcar o regresso da próxima viagem, também há quem vá ao Amantes de Viagens para partilhar com a comunidade como são “encantadoras” as paisagens grandiosas” da Escócia, mostrar como é fotogénica a Ilha de São Miguel nos Açores ou como é mágica a capital da Hungria. Tudo com várias fotografias tiradas pelos próprios nos destinos que acabaram de visitar e também estas publicações recebem centenas de likes e comentários de quem também já teve a oportunidade de viver experiências semelhantes ou sempre desejou tê-las.

“Os membros partilham as experiências vividas com grande detalhe na informação e muitos preparam as suas viagens com as dicas que obtiveram no Amantes de Viagens. O resultado final torna as suas experiências muito importantes e enriquecedoras para o bem comum do grupo”, explica João Almeida.

Já passaram quase dez anos desde que o João Almeida sentiu a necessidade de partilhar informação sobre viagens e esperar que outros fizessem o mesmo, mas mesmo assim admite que “todos os dias aprendo algo de novo com o grupo, apesar de não dispor de muito tempo para ler todas as publicações e comentários colocadas. Recorro com frequência às dicas dos nossos membros ao preparar as minhas próximas viagens e, sem dúvida, as dicas dos membros são as melhores”, garante.

O grupo Amantes de Viagens está disponível aqui.