A cidade encantadora que em cada canto e recanto das suas ruas há sempre algo encantador para descobrir. Este ano passei por lá, dei apenas um saltinho para explorar um pouco mais os seus canais e a sua história. Pela segunda vez que pus lá os pés continuo a sentir que ainda há muito por explorar e certamente vou voltar!
O encanto ficou desde o momento em que saí do comboio que me levou do aeroporto Amstardam Schiphol até ao centro da cidade. Nesta ida a Amestardão tinha como objetivo ir à casa de Anne Frank, o que não foi possível porque tem de se marcar com antecedência para se entrar e já não havia vaga. Também queria voltar ao Red Light District e entrar num mundo de outras regras, mas igualmente fascinante. Por fim parar num dos jardins a beber uma Heineken depois de um dia longo de caminhada às voltas dos canais.
Tive sorte com o tempo, mesmo sendo em pleno verão o risco de chuva é sempre elevado, consegui apanhar apenas uns minutos de chuva e continuar a descobrir a cidade caracterizada pelas suas tulipas e bicicletas.
Começando na zona histórica, passando pela famosa zona do distrito vermelho até os seus jardins citadinos e tranquilos não houve um único momento em que não me tivesse cruzado com mil e uma bicicletas. Conduzidas por homens engravatados, senhoras de vestido e salto alto, pais com crianças e pessoas idosas. Tenho a confessar que parei num jardim a beber uma Heineken, como planeado, só a observar a quantidade e diversidade de bicicletas e pessoas que por ali passavam.
A juntar a este clássico meio de transporte não foi possível deixar de reparar na altura daquelas pessoas, especialmente, eu que tenho 1 metro e 57 cm ao lado de Holandeses de quase 2 metros!
Sei que ainda deixei muito por ver em Amesterdão e que de todos os próximos destinos que tenho em mente, este está incluído!
[wp-svg-icons icon=”bubbles-4″ wrap=”i”] Neerlandes
[wp-svg-icons icon=”users” wrap=”i”] 821 752 hab. (2015)
[wp-svg-icons icon=”coin” wrap=”i”] Euro (EUR)
[wp-svg-icons icon=”clock” wrap=”i”] GMT+1
[wp-svg-icons icon=”power-cord” wrap=”i”] Europeia, 2 pinos
[wp-svg-icons icon=”phone” wrap=”i”] +31
[wp-svg-icons icon=”aid” wrap=”i”] 112
[wp-svg-icons icon=”sun-3″ wrap=”i”] Nos meses de inverno as temperaturas são frias podendo chegar a valores negativos, já no verão as temperaturas nunca deverão ultrapassar os 25ºC. A chuva é frequente em todos os meses do ano.