Não vale a pena voltar a repetir que é através da barriga que se consome boa parte da gastronomia de um destino durante uma viagem. Em Budapeste não é diferente e a Paprika pode ser um bom princípio de conversa, mas há muito mais para descobrir na capital da Hungria.
Na lista de restaurantes imperdíveis em Budapeste do W360.PT há opções para todos os gostos. Para quem quiser gastar mais ou menos dinheiro e gastar mais ou menos tempo. Está cá tudo.
Kantin
M Oktogon
Andrássy út 44
menu a partir de 6000HUF
todos os dias: 12:00 às 0:00
Bem perto de alguns dos monumentos imperdíveis de Budapestes, como a Ópera ou a Casa do Terror, fica o restaurante Kantin, com um ambiente familiar e muito acolhedor.
É por aqui que pode começar a experimentar algumas da iguarias da gastronomia húngara. Com a Paprika como personagem principal, o Paprikás csirke e galuska, junta o mais famoso ingrediente da gastronomia húngara a uma perna de galinha, servida com uma massa verdadeiramente irresistível.
Paprikás csirke e galuska é um dos pratos mais conhecidos de Budapeste
Gundel
M Széchenyi furdo
Gundel Károly út 4
menu a partir de 10 000HUF
todos os dias: 12:00 às 0:00
A segunda sugestão da nossa lista é uma extravagância. O Restaurante Gundel é tido por muitos como o melhor de Budapeste e um dos melhores do país e por isso é certo que os preços da carta vão estar alinhados com a fama.
Este foi um dos palcos por onde a aristocracia húngara se mostrava, muito provavelmente depois dos banhos nas famosas águas termais. Atualmente mantém os clássicos pratos da gastronomia do país, bem como uma reputada carta de vinhos.
Rustico Étterem
M Fovám tér M
Váci u. 71
menu a partir de 5 000HUF
todos os dias: 11:00 às 23:30
Ao som da música de um violino, o jantar ou o almoço no Rustico Étterem vai ter sempre um toque de sofisticação sem que isso se reflita de forma muito evidente no preço da refeição.
Por aqui também é possível provar alguns dos pratos típicos da gastronomia húngara, mas também outros mais universais. A decoração atenta aos detalhes não nos deixa esquecer que estamos em Budapeste.
Café Frei
M Fovám tér
Váci u. 74
todos os dias: 10:00 às 20:00
O Café Frei vai ser um dos seus melhores amigos nesta viagem, especialmente se a fizer no rigoroso inverso húngaro.
Com uma variedade de bebidas quentes provenientes de todo o mundo e mostradas em placards com recurso aos mapas dos países de onde são originárias, é difícil não agradar a todos. É também um sítio ideal para tomar o pequeno-almoço, lanchar ou fazer refeições rápidas.
New York Café
M Blaha Lujza tér
Erzsébet krt. 9-11
menu a partir de 14 000HUF
todos os dias: 8:00 às 0:00
Avançamos para mais uma sugestão que pode não ser amiga de todas as carteiras, mas vai certamente impressionar. Se o Gundel é considerado por muitos o melhor de Budapeste, o New York Café é, garantidamente, o mais bonito.
Mais uma vez a gastronomia típica é o grande destaque, mas inserido num dos mais luxuosos hotéis da cidade, o Boscolo, não deixa os detalhes de lado, apostando forte no atendimento cuidadoso aos clientes. Para além de um jantar, também é o lugar ideal para um lanche ou um pequeno-almoço com muita classe.
Ruben
M Astoria
Magyar u. 12-14
menu a partir de 5 000HUF
todos os dias: 12:00 às 23:30
Para além dos pratos típicos, o Ruben é muito forte na cozinha internacional. Por aqui vai encontrar um público mais jovem.
Os turistas costumam ter dificuldades em encontrá-lo porque apesar de estar localizado bem no centro da cidade, fica numa ruela estreita e escondida.
Mercado Central
M Fovám tér
Vámház krt. 3
segunda a sábado: 6:00 às 17:00
Escolher o Mercado Central de Budapeste para almoçar pode cumprir vários propósitos. Em primeiro lugar, visita um dos monumentos mais carismáticos da cidade, em segundo lugar pode conhecer alguns dos produtos mais característicos da Hungria (da Paprika aos bordados), por aqui pode ainda ter contacto com a simpatia dos vendedores e, o melhor de tudo, encher a barriga com produtos típicos.
Os almoços são servidos no segundo piso e funcionam quase como um buffet, podendo escolher comidas em diferentes lugares. Com os pratos cheios, basta escolher uma mesa e desfrutar.
Húngaro
1 779 361 hab.
Florim (HUF)
GMT +2
Europeias, 2 pinos
+36
112
De outubro a março, os meses mais frios do ano, as temperaturas são baixas podendo chegar a graus negativos e à queda de neve. Nos meses mais quentes os termómetros podem subir além dos 30ºC, sendo este também o período com mais probabilidade de ocorrência de chuvas