Andar de comboio em Itália. Como conhecer várias cidades sobre carris?

Andar de comboio é uma das melhores formas de ligar as várias cidades em Itália. Os carris adaptam-se às necessidades de todos os viajantes.

Comboio na estação de Veneza S Lucia Trenitalia Frecciarossa
PUB

Conhecer apenas uma cidade já é pretexto mais do que suficiente para partir em direção a Itália, mas se puder alargar os seus dias de férias, não perca a oportunidade de conhecer melhor este país que é um verdadeiro museu de céu aberto.

Seja Milão, Veneza, Roma ou qualquer outra das cidades italianas mundialmente conhecidas, a forma de as ligar pode parecer uma empreitada difícil de concretizar, mas apenas se não souber que o comboio é a melhor opção. O avião até pode ser mais rápido e o autocarro mais barato, mas é sobre carris que se encontra a melhor qualidade-preço na hora de viajar dentro de Itália.

A rede ferroviária é robusta e suficientemente extensa para que todas as principais cidades estejam devidamente conectadas pelos mais diferentes tipos de comboio. Há os mais rápidos e mais caros, mas também há os mais lentos e mais baratos, mas é na alta velocidade que este meio de transporte tem o seu principal atributo.

Quais são as companhias ferroviárias a operar em Itália?

Itália tem duas grandes empresa de transporte ferroviário.

A Trenitalia é a empresa pública e a que tem uma maior oferta e tipos de comboio. Chega a ter três tipos diferentes de alta velocidade (chegam aos 300km/h), e ainda dispõe de comboios regionais que fazem paragens em sítios mais remotos.

A Italo é uma empresa privada essencialmente focada na alta velocidade e nas principais cidades, tendo uma oferta mais reduzida quando comparada com a Trenitalia.

PUB

Quanto custa andar de comboio em Itália?

O transporte ferroviário em Itália pode nem sempre ser a opção mais barata, mas se a compra dos bilhetes for feita com antecedencia, a probabilidade de encontrar bons preços é superior. Também não é raro encontrar promoções especiais, principalmente na Trenitalia, que em várias ocasiões oferece dois bilhetes pelo preço de um.

Como comprar bilhetes para os comboios italianos?

Os sites das duas companhias são sempre a opção mais acertada. Estão disponíveis em várias línguas, têm uma interação fácil e permitem a comparação de preços e horários. Comprar bilhetes online, também permite fazer a compra com a antecedência necessária para encontrar promoções ou preços mais baixos.

Também é possível fazer a compra de bilhetes nas bilheteiras das estações ou nas máquinas de venda automática. Esta opção implica uma chegada antecipada para garantir que consegue comprar o bilhete antes de o comboio partir, mas também implica pagar o preço de tabela, muitas vezes mais alto do que online.


Aceda ao site da Trenitália
Aceda ao site da Italo Treno

Itália
Roma (capital)
Italiano
60 665 551 (2016)
Euro (EUR)
europeia, dois pinos
+39
 112
Itália é um país mediterrâneo, no sul da europa, pelo que o clima é ameno durante a maior parte do ano, sendo os meses de junho a setembro os mais quentes. Os meses imediatamente antes e depois do verão são ideais para fazer visitar as principais cidades, sem ficar exausto por conta do calor.
Artigos Sugeridos