O aeroporto do Dubai tem a grande vantagem de estar muito perto do centro da cidade, sendo muito bem servido de transportes públicos.
Antes de decidir qual o melhor meio de transporte que se aplica a si, convém perceber onde fica o seu destino. A cidade do Dubai não é como a maioria das cidade que tem um ponto central, crescendo em torno dele. Em virtude da zona desértica onde se situa, a cidade foi crescendo junto à costa, formando assim uma língua comprida.
Posto isto, vamos levar em linha de conta a Baixa do Dubai como o “centro” da cidade. É lá que se localizam alguns dos mais emblemáticos monumentos como o Burj Khalifa ou o espetáculo da Fonte do Dubai.
Metro
7AED | 20 minutos
O Aeroporto do Dubai está ligado diretamente a duas estações da rede de metro da cidade, uma paragem no Terminal 1 e outra no Terminal 3. Ambas as estações fazem parte da maior linha da rede que percorre a cidade de uma ponta à outra.
As viagens no metro têm preços definidos consoante a distância da viagem. Se o destino fôr a Baixa do Dubai, o preço não deve ir além dos dois euros e demora cerca de 20 minutos.
Se a escolha recair sobre este meio de transporte, importa ainda ter em atenção os horários de funcionamento, porque para voos que cheguem demasiado tarde ou partam demasiado cedo, o metro pode estar fechado. Funciona todos os dias das 5h50 da manhã até à meia noite.
Táxi ou Uber
52AED | 15 minutos
Os táxis têm preços tabelados e é fácil perceber quanto vai custar uma viagem. A bandeirada custa 25AED e cada quilómetro percorrido fica em 1,96AED. Feitas as contas, uma viagem de taxi não deve ir além dos 52AED, valor semelhante ao cobrado nos Uber ou outras aplicações de transporte. Apesar de tudo é preciso ter em consideração que as tarifas destas operadoras são dinâmicas e os preços podem aumentar consoante a afluência.
Qual a melhor opção?
O metro parece ser a melhor opção para quem chega dentro do horário de funcionamento por ser prático, rápido e barato. Mas é preciso ter em atenção que a rede não é muito desenvolvida e as estações podem ficar muito longe do ponto de destino, obrigando a grandes caminhadas.