ViagensDicas de ViagemEstas são as regras para viajar para a Madeira durante a pandemia de Covid-19
Vista para o vale do Curral das Freiras a partir do Miradouro da Eira do Serrado na Madeira

Estas são as regras para viajar para a Madeira durante a pandemia de Covid-19

PUB

A Madeira é a região portuguesa menos afetada pela Covid-19 e também se destaca como uma das regiões com menos casos de infeção a nível mundial. Entre os bons registos está o número de mortos que se mantém em 0. Estes valores já deram à Madeira a distinção de “melhor destino do mundo para se viajar durante o Natal da pandemia”, pela European Best Destinations (EBD).

Para conseguir manter-se destacada de outros destinos turísticos, a Madeira cedo apostou numa estratégia de controlo apertado de entradas na ilha através do seu aeroporto internacional.

Ninguém entra sem um teste negativo à Covid-19

Se está a pensar viajar para a Madeira saiba que vai ter que fazer um teste à Covid-19 e vai ter que dar conhecimento desse teste às autoridades de saúde. 

Existem duas formas de tratar deste processo. A primeira passa por fazer o teste até 72 horas antes da data de chegada à ilha. Desta maneira, embarca já com um teste feito e com resultado negativo e tem a certeza de que vai poder entrar na Madeira e usufruir das suas férias. Se o resultado for positivo, não embarca e evita custos extra com alojamento durante o isolamento e com a desmarcação de voos. 

Para além de tudo isto, ao fazer o teste antes da viagem, evita a possibilidade de infetar os passageiros a bordo do avião no caso de estar infetado mas sem sintomas.

PUB

Se por algum motivo não lhe fôr conveniente fazer o teste antes de partir, saiba que vai ter que o fazer à chegada. Há técnicos a controlarem todas as pessoas que entram, sendo que quem chega com teste negativo é automaticamente libertado, quem não tem teste é obrigado a fazê-lo. É depois encaminhado para o alojamento de onde não pode sair até conhecer o resultado das análises. De acordo com as autoridades de saúde madeirenses, este processo não leva mais do que 12 horas.

Quanto custa fazer o teste à Covid-19?

Zero. O governo regional da Madeira estabeleceu parcerias com diferentes laboratórios de análises para que a realização do teste obrigatório não tenha custos para os viajantes. Para ter acesso basta apresentar o bilhete de avião.

Onde é possível fazer o teste à Covid-19?

Os vários laboratórios com os quais o governo regional da Madeira fez parcerias estão espalhados de norte a sul do país e basta enviar um email para o que fôr mais próximo para reservar uma data e hora para fazer o teste:

CidadeMoradaReserva
LisboaFaculdade de Ciências Médicas – Campo Mártires da Pátria, 130 Link de reserva
LisboaLumilabogeral@lumilabo.pt 
21 7210480
AlgarveEstádio do Algarvecolheitas.estadio@abcmedicalg.pt
966418469
CoimbraCentro de Saúde ou na Universidade de Coimbra239 240800
PortoClinica MediGóisporto@lumilabo.pt
800 200 978
Vila RealADC de Vila Real – Centro de Saúde de Vila Real nº 2adc.vreal@arsnorte.min-saude.pt
BarcelosADC Barcelos – Rua Dr. Abel Varzimadc.barcelos@arsnorte.min-saude.pt
Régua Av. de Ovar, Edifício Sta. Rita I s/nregua@avelab.pt
234380400
PinhãoRua da Nossa Senhora da Conceição 12-Aregua@avelab.pt
234380400
Vale de CambraEstrada Nacional 227, Lugar da Relva 503geral@biosegal.pt
256 405 061
AnadiaLargo Dr. António Costa Almeida, bloco Ccovid19@avelab.pt
243380400
Gafanha da NazaréRua Prior Guerra, Lote 10covid19@avelab.pt
243380400
AveiroRua Cerâmica Vouga, 13covid19@avelab.pt
926610046
PalhaçaPraça de S. Pedro, 106 Acovid19@avelab.pt
243380400
Sever do VougaAv. Comendador Augusto Martins Pereira, 45covid19@avelab.pt
926610046
Dados do Governo Regional da Madeira

É preciso levar o exame à Covid-19 impresso na viagem?

Não. Antes de embarcar deve aceder ao Madeira Safe, um site criado pela autoridade regional de saúde. Depois de criar uma conta deve responder a um inquérito epidemiológico com algumas informações pessoais, bem como dados práticos relacionados com o local onde vai ficar alojado ou contactos. É nesta plataforma que vai introduzir o teste para que seja verificado.

À chegada à Madeira vai ser-lhe pedido que entre de novo no Madeira Safe através do seu smartphone, para que os dados sejam confirmados. É importante memorizar a password que definiu quando criou a conta.

Aceda aqui ao Madeira Safe

Artigos Sugeridos

Sou licenciado em Jornalismo e estou a fazer o mestrado em Relações Internacionais. Quero aprender como gira o globo. Como se fazem e desfazem alianças. Como é que os líderes aprendem com a história. diogopereira@w360.pt