Pedir a emissão do Passaporte Português é um processo relativamente simples. Para o iniciar o cidadão apenas precisa de se apresentar no local de emissão com o cartão de cidadão, através do qual um funcionário acederá à base de dados do estado e preencherá os campos iniciais do documento.
Numa segunda fase serão tiradas fotografias no local, recolhidas impressões digitais e a assinatura do titular.
Há vários lugares espalhados pelo país onde os cidadãos portugueses podem pedir a emissão deste documento obrigatório para muitas viagens ao estrangeiro. Os mais conhecidos são as delegações do Instituto dos Registos e Notariado, as mesmas onde se pede a emissão do cartão do cidadão, que estão presentes em todas as sedes de concelho do país e nas Lojas do Cidadão.
Lugares onde é possível pedir a emissão do Passaporte Português
Instituto dos Registos e Notariado
Balcões do SEF de Bragança, Vila Real, Leiria, Guarda e Santarém
Loja do Passaporte do Aeroporto de Lisboa
Loja do Passaporte do Aeroporto do Porto
Posto de Fronteira de Vilar Formoso
Governo da Região Autónoma dos Açores
Governo da Região Autónoma da Madeira
Em alternativa há ainda a possibilidade de recorrer aos balcões de SEF de Bragança, Vila Real, Leiria, Guarda e Santarém; às Lojas do Passaporte dos aeroportos de Lisboa e Porto; e no posto de fronteira de Vilar Formoso.
Para os residentes nos arquipélagos dos Açores e da Madeira, os governos regionais também são uma opção.