ViagensDicas de ViagemQuanto custa o passeio de gôndola em Veneza?
Gôndolas em Veneza

Quanto custa o passeio de gôndola em Veneza?

PUB

Ir a Veneza e fazer uma passeio de gôndola é quase tão obrigatório como ir a Roma e ver o Papa, mas ao contrário da entrada na Praça de São Pedro do Vaticano, a entrada num gôndola tem um preço.

O primeiro aspeto a reter é o facto de os preços serem tabelados, uma medida criada pelas autoridades de turismo da cidade com o objetivo de evitar que os visitantes sejam roubados. Desta forma, se o valor cobrado fôr superior ao de tabela, não hesite em contactar as autoridades.

Onde encontrar gôndolas para um passeio?

Não vai ser difícil encontrar um sítio para iniciar uma viagem de gôndola, uma vez que os lugares estão bem assinalados. Junto a alguns dos monumentos mais conhecidos de Veneza é comum encontrar vários pontos de acesso, sendo também eles mais requisitados. Assim sendo, em dias de maior afluência podem registar-se períodos longos de espera.

Junto à Praça de San Marco e à Ponte de Rialto estão alguns dos pontos mais concorridos. Começando uma viagem por aqui, garante que passa junto a alguns dos monumentos mais conhecidos, como a Ponte dos Suspiros, a Basílica de San Marco ou o Grande Canal.

Como escolher o percurso?

O percurso depende muito do ponto de partida, por isso se quiser mesmo navegar junto a um monumento específico, o melhor é encontrar o ponto de partida da gôndola que seja mais próximo desse monumento.

PUB

A viagem tem a duração de cerca de meia hora e deve passar por alguns lugares emblemáticos, mas o melhor dos passeios de gôndola são os lugares escondidos onde só é possível chegar através dos canais. Quando falar com o gondoleiro que o vai transportar faça referência aos canali minori, estando assim a dar conta de que quer ir aos lugares mais recônditos da cidade.

A escolha dos gondoleiros também deve ser analisada. Todos eles vestem as típicas camisolas listadas e calças pretas, mas só alguns cantam ou assobiam por isso tente perceber o melhor para si consoante a vontade de ter uma viagem mais tranquila ou mais animada.

Quanto custa a viagem de gôndola?

A viagem tem um preço fixo de 80 euros por gôndola, sendo que o barco tem capacidade para seis pessoas. Significa isto que quantas mais pessoas viajarem, mais barato fica. Na capacidade máxima cada um paga cerca de 14 euros. A partir das 19h o preço da viagem sobe para os 100 euros.

Estes preços estão tabelados pela autoridade de turismo da cidade, pelo que não podem ser cobrados valores superiores. Ainda assim, em épocas baixas e com poucos turistas em Veneza, os gondoleiros têm menos trabalho e pode ser possível fazer baixar o valor através de uma negociação.

durante o dia€80máx. 6 pessoas
a partir das 19h€100máx. 6 pessoas

Como encontrar pessoas para fazer a viagem em conjunto?

Para quem viaja em grupo uma viagem de gôndola pode ficar bastante em conta, mas para quem viaja em casal ou sozinho, suportar a totalidade do valor pode ser uma despesa fora do orçamento da viagem.

Uma das formas de contar este problema é esperando junto a um ponto de início de viagem e ir questionando quem vai chegando, muitos turistas fazem isso e conseguem rapidamente encontrar companhia para a viagem. Entretanto e com as novas tecnologias este processo ficou bem mais simples, tendo sido criada uma aplicação onde os turistas se podem inscrever, dando conta da data e hora a que querem realizar a viagem, ficando depois à espera de outras pessoas que se queiram juntar.

Pode fazer aqui o download da app

Veneza
Itália
Italiano
270 098hab.
Euro (EUR)
GMT+2
Europeias, 2 pinos
041
112
Julho e agosto são os meses mais quentes em Veneza. No resto do ano as temperaturas nunca são demasiado baixas, ainda assim a chuva é frequente.
Artigos Sugeridos

Mestre em Ciência da Informação, estudei em Coimbra e Madrid. Trabalho atualmente em Lisboa. Tenho o pequeno sonho de conhecer o mundo e contar ao mundo as maravilhas que tem. claudiapaiva@w360.pt