Sabia que quando vai visitar um país pode estar a ser cobrado um imposto só porque vai lá dormir? A taxa turística é uma cobrança aplicada aos hóspedes em empreendimentos turísticos ou alojamento locais e com o boom do turismo começámos a ouvir falar nelas em Portugal.
A taxa não é fixa sendo diferente de país para país e o valor pode ser cobrado na entrada ou saída da sua estadia. A lista foi elaborada de acordo com os dados disponibilizados pela Associação Europeia de Operadores Turísticos e a Globehunters.
Áustria
Em Viena é cobrada aos turistas um taxa que varia entre os 15 cêntimos e 3,02% do custo do alojamento, por pessoa. As crianças com menos de 15 anos estão isentas.
Bélgica
Aqui as taxas de turismo variam de acordo com a cidade. No caso de Antuérpia, existe uma taxa fixa de 2,39 euros por noite, na estadia em hotéis, e de 53 cêntimos nos parques de campismo. Crianças com menos de 12 anos estão isentas.
Em Bruges a taxa situa-se nos dois euros por pessoa, aplicando-se em hotéis, alojamentos locais e pousadas.
A cidade de Gante tem um imposto municipal de 2,50 euros, sendo que alguns hotéis incluem o imposto no preço praticado por noite e outros cobram-no à parte.
No centro de Bruxelas a taxa resulta de uma fórmula que se multiplica por três euros pelo preço da acomodação em número de noites.
Bulgária
Na Bulgária é cobrado um imposto municipal aos visitantes que varia de acordo com a área e classificação dos alojamentos. A taxa cobrada por pessoa, por noite, varia entre os 50 cêntimos e os 1,53 euros.
Croácia
Os turistas com mais de 18 anos têm de pagar um imposto de permanência que varia entre os 27 e os 95 cêntimos, de acordo com a categoria do alojamento e a época. Há um desconto de 50% para os jovens com idades compreendidas entre os 12 e os 18 anos, sendo que crianças com menos de 12 anos não pagam.
França
A cidade Lyon cobra 83 cêntimos por hotéis com três estrelas ou menos e 1,65 euros se fôr de quatro ou de cinco estrelas. Em Nice o imposto é de varia entre 15 cêntimos e 1,07 euros e em Paris vai de 20 cêntimos a 1,5 euros.
Alemanha
Os impostos variam entre os 50 cêntimos e os cinco euros por pessoa, ou 5% do valor pago por noite no local de alojamento, dependendo da localização do estabelecimento.
Em Berlim a taxa cobrada é de 5% sobre o valor pago por noite e o imposto está limitado a 21 dias consecutivos, sendo que aqueles que viajam em trabalho estão isentos. No entanto, em Munique, não é aplicada qualquer taxa turística.
Grécia
A taxa é cobrada no check-in fixa-se no valor de 50 cêntimos por dia, em apartamentos e hotéis de uma e duas estrelas. O valor passa para 1,50 euros em hotéis de três estrelas. Nos de cinco estrelas chega aos quatro euros.
Hungria
Na Hungria a taxa fixa-se nos 4% sobre o valor do preço do seu alojamento por noite.
Itália
A cobrança do imposto varia de cidade para cidade dependendo da classificação do hotel. Geralmente há isenção para crianças. Em Roma prepare-se para pagar entre três a sete euros por noite, até dez dias de estadia, sendo que crianças com menos de dez anos estão isentas. Em Florença o pagamento varia entre um e cinco euros por noite. Milão aplica taxas entre os dois e os cinco euros por noite, com 50% desconto durante o verão.
Holanda
Aqui o imposto é cobrado por noite em quase todos os 421 municípios do país, mas pode variar consoante o tipo de alojamento escolhido. Por exemplo, em Amesterdão é cobrada uma taxa de 5,5% com base no preço do quarto. O Governo está a preparar-se para aumentar a taxa para os 7%.
Portugal
Desde 1 de janeiro de 2019 que o imposto turístico passou de um euro para dois por pessoa, em Lisboa. As crianças com menos de 13 anos estão isentas e a aplicação só acontece nos primeiros sete dias da estadia. No Porto o valor também se fixa nos dois euros por noite.
Roménia
Na Roménia padronizou-se a cobrança de 1% sobre o valor total do preço pago por noite. No entanto, se o alojamento for num resort turístico, o imposto só é cobrado na primeira noite. Menores de 18 anos estão isentos.
Eslovénia
A Eslovénia cobra uma taxa turística que varia entre os 60 cêntimos e os dois euros e meio por noite, sendo que o valor varia consoante a localização e classificação do local de alojamento. Em maio, o imposto cobrado na capital do país, Liubliana, era o valor máximo. Geralmente as crianças com menos de sete anos estão isentas e os menores de 18 pagam metade da taxa.
Espanha
Para além do aumento que está planeado fazer ao imposto turístico nas Ilhas Baleares, Espanha cobra também uma taxa aos que visitam a região da Catalunha. O valor varia entre os 45 cêntimos e os 2,25 euros por noite, variando de acordo com a classificação do local em que se está hospedado. As crianças com menos de 16 anos estão isentas. As Ilhas Canárias estão a considerar a introdução de um imposto, mas até agora ainda não anunciaram uma data para avançar com a medida.
Suíça
Todas as pessoas vão pagar a taxa turística e a taxa é variável consoante o tipo de alojamento. O imposto é formado por dois elementos, o primeiro serve para o pagamento da publicidade turística do país e manutenção de infra-estruturas e o segundo é utilizado para melhorar a experiência para os turistas. Espere pagar qualquer coisa como 2,16 euros por noite.