ViagensDicas de ViagemDo mais alto ao maior, passando pelo mais luxuoso estes são os 10 records do Guinness que não pode perder no Dubai
Records do Guinness do Dubai CAPA

Do mais alto ao maior, passando pelo mais luxuoso estes são os 10 records do Guinness que não pode perder no Dubai

PUB

Com uma história recente, o Dubai teve que criar os seus mais imponentes e visitados monumentos nas últimas décadas. Sendo os Emirados um dos países mais ricos do mundo, em virtude das exportações de petróleo, a construção colossal não parece ser um problema por aqui, mesmo que estejamos a falar de construções que implicam orçamentos milionários.

Na lista do W360.PT há edifícios, atrações, uma piscina e até um jardim. Todos têm uma inscrição no livro de records do Guinness.

Burj Khalifa, o mais alto arranha-céus do mundo

O primeiro record do mundo que selecionamos para este artigo é, provavelmente, o mais conhecido de todos, mas também é aquele que, sozinho, mais vezes conseguiu pôr o Dubai no livro de records do Guinness.

São os 828 metros de altura que lhe dão o título de edifício mais alto do mundo, mas também é o maior número em número de andares: 164; Tem o mais alto elevador: 504 metros; A mesquita mais perto do céu no 158º andar; A piscina mais distante do chão no 76º andar; O mais alto ponto de observação externo no 124º andar; E o maior salto de base jumping com 672 metros.

Ain Dubai, a maior roda gigante do mundo

A Ain Dubai é a mais recente entrada do emirado dos superlativos no livro de records do Guinness. São 210 metros de altura, o dobro do London Eye e consideravelmente mais alta daquela que agora passa a ser a segunda maior roda gigante do mundo, a High Roller de Las Vegas (167 metros).

PUB

Nas 48 cabines de observação é possível encontrar espaço para mais de 1700 pessoas ao mesmo tempo, 40 em cada cabine. Uma volta completa demora 38 minutos, num ritmo que dá tempo para tudo: identificar os edifícios na paisagem, tirar fotos ou simplesmente relaxar nos bancos que existem ao centro.

Dubai Marina, a maior marina artificial do mundo

Numa cidade nascida da areia a água é o grande desafio, mas no Dubai parece ser apenas um detalhe. A maior marina artificial do mundo é a casa dos maiores e mais luxuosos iates do mundo e é o lugar ideal para almoçar ou jantar.

A melhor forma de conhecer esta zona é percorre-la a pé, no entanto as ciclovias existentes e as bicicletas públicas, chamam pelos mais destemidos que querem fazer um percurso diferente. Os mais calmos também podem deixar o passeio e avançar para a água num percurso conduzido por um charmoso barco de recreio que se vai cruzando com os luxuosos iates dos muito ricos que por aqui vivem.

Dubai Frame, a maior moldura do mundo

O Dubai Frame nasce de um desafio difícil de concretizar: criar “uma nova cara para o Dubai”. O arquiteto responsável pelo projeto ganhou um concurso com mais de 900 candidatos e permite ver a Dubai antiga de um lado e a Dubai dos arranha-céus do outro.

Parece evidente que os atrativos da cidade se vêm girando a cabeça 360º, é verdade, mas a 150 metros de altura também se pode olhar para o chão. No centro da plataforma há vidros que parecem opacos quando vistos à distância, mas assim que são pisados ficam transparentes proporcionando uma experiência imprópria para quem tem vertigens.

Gevora Hotel, o hotel mais alto do mundo

Hotéis não faltam no Dubai e há-os para todos os gostos e carteiras, o Gevora Hotel guarda o record de mais alto do mundo.

Classificado com quatro estrelas fica localizado na Dubai Trade Center, zona de negócios da cidade. Tem 528 quartos, cinco restaurantes que proporcionam uma variedade de ambientes e cozinhas, dois ginásios, um centro de bem-estar com piscina e banheira de hidromassagem no último piso.

Burj Al Arab, o hotel mais luxuoso do mundo

O Burj Al Arab supera todas as probabilidades e a classificação de cinco estrelas não é suficiente para ele, sendo considerado por muitos especialistas do setor da hotelaria um hotel de sete estrelas.

A singularidade da sua arquitectura sobressai na forma de vela que tem a partir dos vários pontos por onde é observado, mas não só. As suites têm janelas panorâmicas com vista para o mar ou para a cidade e todas estão equipadas com objectos de luxo, desde iPads de ouro com 24 quilates, a roupa de cama de algodão egípcio, passando por banheiras de hidromassagem ou serviço de mordomo. Os quartos de categoria superior incluem ainda mesas de bilhar, biblioteca, cinema e elevador privado.

Deep Dive, a piscina mais profunda do mundo

Com 14,6 milhões de litros de água, a piscina mais profunda do mundo conta com 60 metros de profundidade e é uma das mais recentes atrações que o Dubai juntou ao seu portfólio de insanidade.

Usada para lazer ou até para produções de cinema e televisão, a Deep Dive Dubai contém réplicas de edifícios no seu interior que devem ser explorados pelos mergulhadores e até uma mesa de matraquilhos.

Dubai Miracle Garden, o maior jardim de flores naturais do mundo

O nome já nos dá uma ideia de milagre e é verdade. Como é possível conseguir um jardim de flores frondosas no meio do deserto? O Dubai Miracle Garden tem 72.000 metros quadrados de área. São precisas pelo menos duas horas para conseguirmos visitar todos os pontos de interesse deste espaço e conseguirmos enquadrar os melhores planos das fotografias que vão ser publicadas nas redes sociais.

Neste parque podemos ainda observar várias outras obras que receberam distinções do livro de records do Guinness: um Airbus A380 da Emirates, o maior avião de passageiros do mundo está coberto com 500 mil flores e é a maior escultura do género em todo o planeta terra. Por aqui também vive o maior jardim vertical do mundo e o maior Mickey Mouse de flores do mundo, com 18 metros de altura.

The Palm Fountain, o maior espetáculo de água do mundo

Ao fundo da gigantesca ilha artificial em forma de palmeira, encontramos o centro comercial The Point, onde podemos assistir ao espetáculo da maior fonte dançante do mundo. Com uma área ocupada de 14 mil metros quadrados, os espetáculos recorrem a mais de três mil luzes led que iluminam os jatos de água que chegam a superar os 100 metros de altura.

A pensar na sustentabilidade esta fonte foi criada de forma a que a água tenha um sistema de circulação ligado directamente ao mar, sem a necessidade de qualquer armazenamento especial ou filtragem. As coreografias também são criadas com uma tecnologia de poupança de energia.

Dubai
Emirados Árabes Unidos
árabe
3 137 463 hab.
Dirham (AED)
GMT+4
britânicas, 3 pinos
+971
999
De abril a outubro, o Dubai enfrenta os meses de maior calor com temperaturas quase sempre superiores a 40ºC durante o dia. Os meses de inverno, de novembro a março, o calor continua a fazer-se sentir mas as temperaturas são mais amenas. Durante todo o ano o deserto sente-se particularmente com um ambiente muito seco.
Artigos Sugeridos

Mestre em Ciência da Informação, estudei em Coimbra e Madrid. Trabalho atualmente em Lisboa. Tenho o pequeno sonho de conhecer o mundo e contar ao mundo as maravilhas que tem. claudiapaiva@w360.pt