Warning: Use of undefined constant ‘echo_tptn_post_count’ - assumed '‘echo_tptn_post_count’' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/w360pt/public_html/wp-content/themes/milkit/content-single.php on line 13

Este é o segredo para a Ryanair não levar a sua mala para o porão (e para não ficar separado dos seus amigos)

A Ryanair obriga-o a enviar a sua mala de cabine para o porão? Há uma forma de contornar isso

PUB

Quando um segredo é revelado deixa de existir. Começar um texto com uma verdade lapalissiana destas pode ser o suficiente para que deixe já de o ler. Mas tinha mesmo que começar desta forma porque este é um daqueles segredos que beneficia os que o conhecem, porque são poucos.

Da próxima vez que embarcar num voo da Ryanair pode já não conseguir usufruir desta informação a seu favor, porque se todos os passageiros lerem este texto (o que muito provavelmente não acontecerá!), todos vão querer proceder desta forma e, para além de não conseguir evitar que a sua bagagem vá para o porão, pode mesmo perder o voo ou chegar com um grande atraso ao seu destino. Por tudo isto, cuidado, muito cuidado.

Cataclismos à parte vamos ao que nos trouxe aqui, a forma de evitar que as recentes medidas de captura de bagagem de cabine o afetem na próxima viagem a bordo de uma avião da Ryanair.

Cada passageiro está autorizado a transportar consigo uma pequena mala de viagem (com medidas restritas) a bordo dos aviões da Ryanair no entanto, e de acordo com a companhia, não há espaço dentro das aeronaves para que todas as malas sejam acomodadas dentro das bagageiras.

Para solucionar o problema de malas em excesso dentro da cabine, que podem colocar em causa a segurança dos passageiros, a companhia irlandesa encontrou uma solução: enviar algumas das malas para o porão.

PUB

O procedimento da Ryanair é simples. No momento da abertura dos portões de embarque os passageiros alinham-se em fila para entrarem no avião. Enquanto esperam pela verificação do seu cartão de embarque alguns funcionários da companhia percorrem a fila com etiquetas amarelas que devem ser colocadas na mala. Antes de chegarem à porta do avião outros funcionários vão olhar para as malas e as que tiverem uma etiqueta amarela vão ser automaticamente “confiscadas” e colocadas no porão.

A implementação desta medida trouxe verdadeiras vantagens, sendo a maior de todas a facilidade que os passageiros que transportam a sua bagagem para dentro da cabine têm em encontrar um lugar para a arrumar. Aconteceu-me algumas vezes ter que colocar a minha mala por baixo do assento à minha frente, o que reduziu ainda mais o já exíguo espaço para as pernas que os aviões da Ryanair oferecem.

Mas as desvantagens também são de assinalar. Quando a mala é enviada para o porão é aconselhável que os passageiros tirem os equipamentos com baterias do seu interior, uma vez que na maioria dos voos a cabine não é pressurizada e podem danificar-se. Se não tiver um saco ou mochila para colocar estes objetos pode ter que viajar com computadores, tablets ou câmaras fotográficas ao colo… já me aconteceu e não é muito confortável.

Outra das desvantagens desta medida é a necessidade de esperar pela sua mala no aeroporto de destino, em vez de sair rapidamente do aeroporto e começar a aproveitar a sua viagem (e há aeroportos que são mesmo muito lentos na distribuição de bagagens, mesmo muito lentos!).

De acordo com as indicações da Ryanair explicadas aos passageiros via altifalantes no momento do embarque só são permitidas 90 malas dentro da cabine e só os primeiros passageiros da fila de embarque poderão ter acesso a esta benesse. Por isso corra para a porta de embarque mesmo antes de ela abrir para garantir que a sua mala viaja consigo. Mas este não é o segredo que aqui quero revelar.

Se como eu não gosta de ficar largos minutos (às vezes pode ser mais de uma hora) de pé à espera que o embarque se inicie, escolha um lugar próximo da fila para que a possa ver avançar e quando as últimas pessoas estiveram a embarcar, dirija-se também para a porta.

Enquanto estiver a ver a fila avançar vai conseguir ver os funcionários da Ryanair a colocarem as tais etiquetas amarelas nas malas dos outros passageiros e em determinado momento vai vê-los a dar a tarefa por concluída. É nessa altura que pode avançar.

Utilizando este truque vai ser dos últimos passageiros a entrar no avião e isso tem mais uma vantagem: os restantes passageiros já estarão sentados nos lugares respetivos e vai conseguir perceber quais são os lugares que estão livres e se o avião não estiver lotado pode sentar-se junto dos seus companheiros de viagem. Sim, porque a Ryanair também está a pedir dinheiro em troca de lugares juntos para pessoas que viajam em grupo.

Esta pode não ser uma dica infalível, mas já foi testada por mim quatro vezes e resultou sempre. Mas não se distraia, se não chegar a tempo à porta de embarque a sua mala não vai para o porão, mas você também não vai para a cabine.

Artigos Sugeridos