ViagensDicas de ViagemSete sugestões para ter livros grátis para a quarentena e sem sair de casa
Livraria Acqua Alta em Veneza Itália

Sete sugestões para ter livros grátis para a quarentena e sem sair de casa

PUB

As últimas notícias sobre a pandemia de Coronavirus indicam que vamos passar mais umas semanas por casa, em quarentena. A vontade de ler nunca foi tão grande nestes dias e os últimos relatos vindos de Inglaterra, indicam que a procura de livros em livrarias disparou na última semana.

E como sabemos que por cá também há muitas pessoas que já esgotaram o stock de livros nas prateleiras e até já começam a ler alguns repetidos, fizemos uma lista de lugares onde pode ir procurar títulos novos… sem sair de casa, claro.

Biblioteca Nacional Digital

A Biblioteca Nacional Digital é projecto português que integra as coleções da Biblioteca Nacional de Portugal, da Biblioteca Pública de Évora, e alguns títulos da Biblioteca da Ajuda.

O acesso é feito online e de forma gratuita e por aqui pode encontrar livros, jornais, revistas, fotografias, mapas ou músicas.

Aceda aqui.

Imprensa Nacional da Casa da Moeda

A Imprensa Nacional da Casa da Moeda, antecipou um dos seus próximos lançamentos, disponibilizando nesta época de quarentena a coleção “O Essencial sobre…” com mais de 26 obras, online e totalmente gratuita.

PUB

Entre os títulos vai poder encontrar, por exemplo, “O Essencial sobre Charles Chaplin” de José Augusto França, “O Essencial sobre José Régio” de Eugénio Lisboa ou “O Essencial sobre Miguel Torga” de Isabel Vaz Ponce de Leão.

Aceda aqui.

Livraria LEYA

A Livraria LEYA também esta a promover a leitura e oferece vários ebook de forma gratuita, são 61 livros disponíveis, tendo apenas que aceder ao site e descarregar.

Entre as obras selecionadas pode encontrar “O Meu Irmão”, o primeiro romance de Afonso Reis Cabral.

Aceda aqui.

Biblioteca de Livros Digitais

Uma iniciativa do Plano Nacional de Leitura, a Biblioteca de Livros Digitais é um espaço dedicado aos mais pequeninos. O principal objectivo é incentivar a leitura e a escrita de uma forma interativa através do audiolivro. Os autores escolhidos são os do Plano Nacional de Leitura.

Aceda aqui.

Biblioteca Digital Mundial

A Biblioteca Digital Mundial, está disponível online, gratuitamente e em formato multilingue. Desta forma consegue aceder aos mais diversos livros provenientes de países espalhados pelo mundo.

Aceda aqui.

Projecto Gutenberg

O Projecto Gutenberg é uma biblioteca com mais de 60 mil eBooks gratuitos, sendo apenas necessário escolher e descarregar para ler no tablet, no leitor de livros digitais ou online.

O projecto é gratuito, em parte, porque sobrevive com a ajuda dos voluntários que doam livros antigos para que sejam digitalizados e disponibilizados ao público.

Também pode colaborar de várias maneiras neste projecto, sendo voluntário na digitalização, revisão e formatação, gravação de audiolivros ou fazendo relatórios de erros.

Aceda aqui.

Open Library

E para terminar, o projecto da Open Library. Trata-se de um catálogo de bibliotecas online, com mais de 20 mil milhões de livros que estão disponíveis de forma gratuita. Só precisa de fazer um registo no site da biblioteca para aceder à biblioteca.

Aceda aqui.

Boas leituras!

Artigos Sugeridos

Mestre em Ciência da Informação, estudei em Coimbra e Madrid. Trabalho atualmente em Lisboa. Tenho o pequeno sonho de conhecer o mundo e contar ao mundo as maravilhas que tem. claudiapaiva@w360.pt