Vá para fora cá dentro. Selecionamos os 10 melhores lugares para turismo rural em Portugal

Com os receios relacionados com a pandemia de Covid-19 ainda há muitos portugueses que não querem fazer férias no estrangeiro. Veja 10 opções de turismo rural.

PUB

A pandemia de Covid-19 pôs a maior parte das frotas das companhias aéreas de todo o mundo em terra e numa altura em que o desconfinamento parece ter começado, são muitos os portugueses que começam a fazer planos de férias.

Alguns países estrangeiros começam a abrir portas, mas ainda há muitas incertezas e inseguranças sobre as novas formas de viajar e as regras que é preciso cumprir.

Fazer férias dentro de fronteiras pode ser uma opção mais viável e segura nos tempos que correm e os alojamentos de turismo rural podem ser a alternativa certa para fugir aos grandes aglomerados. O W360.PT escolheu dez unidades espalhadas de norte a sul do país que já estão a receber reservas.

Luz Charming Houses, Fátima

Em Fátima, o Luz Charming Houses, localizado a cinco minutos a pé do Santuário, é um refúgio no meio de uma aldeia, onde encontrará o silêncio que precisa para descansar e desligar do dia-a-dia.

São no total 14 apartamentos, todos eles unidos pelos tons terra e pelo corredor as árvores que percorrem o caminho até a piscina e os espaços comuns. São vários os detalhes em madeira que decorram o espaço, bem como as andorinhas e as cadeiras rabo de peixe tão portuguesas. Nos dias mais frios tem sempre uma lareira que aconchega as noites mais frias.

PUB

Reserve aqui

Monte velho, Arraiolos

Em Arraiolos, o Monte Velho é um espaço de charme para quem gosta de ter contacto com a natureza e os animais. Nos quartos é possível apanhar banhos de sol usando as varandas e na piscina há uma vista privilegiada sobre os montes alentejanos. Este é um espaço que proporciona ainda um contacto próximo com os cavalos da quinta, sendo mesmo possível fazer equitação.

Reserve aqui

Pensão Agrícola, Tavira

No calor algarvio de Tavira, encontramos a Pensão Agrícola, um espaço que não perdeu os detalhes rústicos ganhando uma nova vida. As mesas antigas de madeira enchem os espaços, os garrafões antigos de vinho ganharam uma nova utilidade e o branco domina todas as zonas. Os proprietários não se esqueceram de dar um toque contemporâneo e há quadros em Neón a darem-nos as boas vindas.

A praia fica muito próxima e pode reservar um tuk-tuk para se deslocar até lá. Mas se não quiser sair, o espaço tem um tanque e um solário que pode utilizar para se refrescar.

Reserve aqui

Companhia das Culturas, Castro Marim

Em Castro Marim o destaque vai para um alojamento com nove quartos, cuidadosamente recuperados numa antiga casa agrícola. Na decoração predominam mobiliário e objectos de diferentes épocas e estilos que combinam na perfeição, com a arquitectura do espaço e com os materiais predominantes como o Cal, o cimento afagado e a cortiça que lhe trazem um charme e conforto carismáticos.

Reserva aqui

Terra do Sempre, Grândola

A uma distância muito curta da capital fica a Terra do Sempre. Espaço não vai faltar e até parece que estamos no meio de um Oásis. Os proprietários têm uma grande preocupação com a natureza e tentam minimizar a pegada ecológica, nomeadamente na poupança de energia e otimização dos recursos naturais.

Pelas mãos de Gertrudes, a cozinheira, são preparadas três vezes por semana refeições deliciosas. Além da comida pode ainda fazer aulas de ioga, surf, dar passeios no campo ou mergulhos na piscina.

Reserve aqui

Herdade da Rocha – Boutique Lodge, Portalegre

Os produtores de vinho da Herdade da Rocha abriram o Boutique Lodge para permitir aos visitantes uma aproximação com a produção do vinho da herdade.

Na estadia é possível ter experiências de degustação de azeites e vinhos, havendo ainda uma zona exterior com piscina, uma horta biológica e equipamentos para dar passeios de bicicleta de forma gratuita.

Reserve aqui

Areias do Seixo, Santa Cruz

Em Santa Cruz, as Areias do Seixo são um alojamento de charme, que tem uma grande preocupação ambiental, fazendo uma correcta gestão da energia, da água e da gestão de resíduos. A comida aqui servida é provenientes da estufa e dos jardins, porque nada se estraga.

Reserve aqui

Casa Modesta, Olhão

Perto de Olhão, uma herdade de família dos anos 40 foi transformada em nove quartos, com vista para o Parque Natural da Rua Formosa, é a Casa Modesta.

É caso para se dizer que de modesto é só o nome, porque aliado ao minimalismo, este alojamento tem pormenores arquitectónicos de luxo que fazem toda a diferença.

Para apanhar banhos de sol, só tem de subir a escadaria onde vai ter uma zona privilegiada. No rés do chão estão os quartos e as zonas comuns.

Reserve aqui

Cerca Design House, Fundão

A Cerca Design Hotel, no fundão, alia o design ao conforto num espaço amplo, com muitos espaços verdes e uma piscina perfeita para os dias quentes.

Reserve aqui

Chão do Rio, Serra da Estrela

Na Serra da Estrela, uma quinta de oito hectares é o espaço perfeito para descansar e para apanhar o ar puro da serra, chama-se Chão do Rio. Além da zona envolvente, as casas rústicas são o ex-libris do alojamento.

Reserve aqui

Artigos Sugeridos