Como ir do Aeroporto de Stansted ao centro de Londres

Ir do Aeroporto de Stansted para Londres pode demorar entre 46 minutos e duas horas e custar mais de £10. Conheça as melhores opções.

PUB

Viajar de um aeroporto português para Londres numa companhia low cost significa muitas vezes aterrar no aeroporto de Stansted, o terceiro maior da capital do Reino Unido, que fica a cerca de 60 km do centro de Londres.

Se fôr escolher uma companhia aérea que aterra neste aeroporto por causa do preço, saiba que na maioria dos casos a sua escolha é acertada, mas é necessário ter em atenção que sair daqui custa pelo menos £10, valor que deve ser multiplicado por dois para incluir a viagem de regresso.

No que diz respeito a tempo, a viagem pode demorar perto de uma hora, no caso do comboio, mas se optar por um transporte mais económico, como o autocarro, pode ter que se preparar para uma viagem de quase duas horas.

Como já se percebeu, há várias maneiras de chegar ao centro de Londres, estas são as melhores.

comboio iconComboio 46′ £18,1

A partir do aeroporto de Stansted, o Stansted Express é um dos mais confortáveis e rápidos meios de transporte para chegar ao centro da cidade de Londres. Com partidas do aeroporto a cada 30 minutos (nos horários de ponta há partidas a cada 15 minutos), tem duas paragens, uma na estação de Liverpool Street, onde os passageiros podem apanhar três linhas de metro; e outra na estação de Hammersmith & City. A primeira viagem é sempre às 5h30 e a última parte às 0h30.

PUB

No sentido inverso as frequências são exatamente as mesmas, no entanto a primeira viagem do dia a partir de Liverpool Street realiza-se sempre às 3h40 e a última às 23h25.

No que diz respeito a preços, a viagem pode custar £7 se comprada com alguma antecedência, mas caso não consiga aproveitar a promoção, o preço base para a classe básica fixa-se nos £18,10. 

Depois de comprados, os bilhetes podem ser usados em versão digital, através da aplicação oficial ou da wallet; ou impressos.

autocarro iconAutocarro 70′ £10

Viajar de autocarro até ao centro de Londres é a opção mais económica partindo do Aeroporto de Stansted. Existem duas empresas que fazem esta rota com a viagem a poder demorar entre 50 minutos e duas horas, dependendo do local exato do destino final e do pouco previsível trânsito da capital inglesa.

A National Express tem três rotas (A6, A7, A8 e A9) que podem deixar os passageiros em vários pontos do centro de Londres, incluindo Victoria Station, Liverpool Street ou Waterloo. A rota A9 é a mais rápida porque faz a ligação direta entre o aeroporto e Stratford em 50 minutos.

Os preços começam em £3,50, de acordo com o site da empresa, mas o mais certo é apenas conseguir encontrar bilhetes a £12.

Os intervalos dos autocarros da National Express são de, pelo menos, 30 minutos, mas podem baixar para 15 nas horas de maior afluência.

A Airport Bus Express junta-se à National Express para fazer a ligação entre o Aeroporto de Stansted e o centro da cidade de Londres com paragens em Stratford, Liverpool Street, Baker Street e Victoria Station.

A viagem entre o aeroporto e a primeira paragem (Stratford) demora pelo menos 50 minutos. Chegar à paragem final de Victoria Station já leva pelo menos duas horas. 

No que diz respeito a preços, no site da empresa anunciam-se £6,9, mas uma vez mais o valor que mais frequentemente surge nas pesquisas são £10, pelo que é quase certo que pague este valor.

taxi iconTáxi/Uber 70′ £75

Apanhar um táxi, ou um Uber, para chegar ao centro de Londres é a opção mais confortável, mas também a mais dispendiosa. Um veículo para três pessoas (quatro pessoas no caso de um Uber) tem preços que nunca são inferiores a £75, podendo ultrapassar as £100 em virtude do tempo de viagem, rota e destino escolhido. A grande vantagem deste serviço é a flexibilidade para transporte de bagagem e de horários.

Qual a melhor opção?

Escolher a melhor opção depende muito das necessidades de cada passageiro, ainda assim o comboio, embora um pouco mais caro que o autocarro, parece a opção mais acertada. Em apenas 46 minutos é possível estar no centro de Londres, proeza que os autocarros não são capazes de conseguir. E, já se sabe, não há trânsito que atrapalhe um comboio (e se o trânsito de Londres é caótico!).

O táxi e o Uber parecem ser para recusar imediatamente, mas se viajar num grupo de quatro pessoas ou mais esta pode ser uma opção a colocar em cima da mesa.