Procura um país com poucos turistas para as férias? Escolha um destes 10

Ranking mostra os países com percentagem menor de turistas relativamente à população residente

PUB

As principais cidades europeias há muito que se queixam do excesso de turismo. Aqui por Portugal começámos a sentir o excesso de estrangeiros nos últimos anos e não falta quem fale de descaracterização das nossas cidades, mas ainda há por aí países onde o número de turistas é residual.

cropped-W_MINIATURA.pngO número de turistas por habitante é maior em Lisboa e Porto do que em Londres ou Barcelona

Para descobrir estes lugares a Agência de Viagens Australiana Intrepid criou um índice onde é possível ver quais são os países onde a percentagem de turistas é baixa face ao número de habitantes.

Tanzânia

O Monte Kilimanjaro, o Parque Nacional Serengeti e a ilha paradisíaca de Zanzibar ficam neste país africano com 55,6 milhões de habitantes, mas mesmo assim o turismo anual não vai além dos 1,28 milhões de pessoas, o que representa 2,31%.

Papua Nova Guiné

As florestas e as montanhas são a grande atração deste pequeno país cujo número de turistas não vai além dos 2,45% face à população residente que se fixa nos oito milhões de pessoas.

Quénia

Até parece uma brincadeira, mas o tão afamado país dos safaris está na lista dos países com menos número de turistas em todo o mundo. Os 48,4 milhões de habitantes só recebem 1,3 milhões de turistas a cada ano (2,77%)

PUB

Indonésia

As milhares de ilhas da Indonésia têm espaço de sobra para receberem mais turistas, uma vez que o país só recebe 11,5 milhões de pessoas a cada ano, o que representa 4,41% da população atual que se fixa nos 261 milhões de habitantes.

cropped-W_MINIATURA.pngIndónesia, levo-te no coração

Egito

A história fascinante e as praias paradisíacas não têm sido suficientes para atrair turistas que têm fugido do país com medo da instabilidade política que se vive. Apenas 5,4 milhões de turistas visitam o Egito, 5,64% dos 95,7 milhões de habitantes.

cropped-W_MINIATURA.pngEgito cria lei para multar indigentes e vendedores que importunem os turistas

Moçambique

5,95% esta é a percentagem de turistas que visitam este país africano, claramente afastado das rotas turísticas mundiais. Moçambique é essencial para compreender a história de Portugal e tem essa grande vantagem, partilha a língua connosco. Aqui vivem 28,8 milhões de pessoas que acolhem 1,7 milhões de turistas.

cropped-W_MINIATURA.pngKhanimanbu, Moçambique

Irão

Já há quem tenha dito que os iranianos são muito hospitaleiros, mas esta fama parece não ser suficiente para fazer aumentar os 4,9 milhões de turistas (6,16%) que visitam o país árabe povoado por 80 milhões de pessoas.

Colômbia

O café colombiano, a costa tropical e a floresta amazónica não parecem suficientes para que o número de turistas (quatro milhões) cresça neste país sul americano que alberga 48,6 milhões de habitantes.

Sri Lanka

Nos últimos anos tem aumentado a sua atratividade, mas ainda é um país com um número baixo de turistas. São 2,2 milhões de turistas (10,22%) para 21,2 milhões de habitantes.

China

Não se pode dizer propriamente que a China tem poucos turistas, são 141,8 milhões, mas a verdade é que o impressionante número de habitantes, que supera os mil milhões, faz com que a percentagem turística seja de apenas 10,28%. Mas se a população é gigante, o território é ainda maior e o país tem alternativas para não ficar a tropeçar em chineses nem em estrangeiros.

Foto de Inês Lopes