Registo Viajante, a aplicação que o ajuda em caso de emergência

Desenvolvida pela Direção Geral dos Assuntos Consulares e Comunidades Portuguesas, a aplicação Registo Viajante ajuda em emergências no estrangeiro.

Aplicação para smartphone Registo Viajante desenvolvida pela Direção Geral dos Assuntos Consulares e Comunidades Portuguesas. Foto de Diogo Pereira
PUB

Vai viajar? Já se registou no portal das comunidades, no gabinete de emergência consular?

Integrado na Direção Geral dos Assuntos Consulares e Comunidades Portuguesas, o Gabinete, tal como se indica na página, “visa a prestação de apoio consular, em situações de emergência, aos cidadãos nacionais que se encontrem no estrangeiro”.

Há uma aplicação móvel, gratuita, chamada Registo Viajante, onde podem fazer o registo das vossas viagens – para onde vão, quando e para onde contatar em caso de emergência. A app está disponível desde janeiro de 2017, tanto para Android como para IOS.

captura de ecrã da aplicação para smartphone Registo Viajante
A aplicação Registo Viajante pode ser descarregada gratuitamente

Em caso de catástrofes naturais, acidentes ou atentados, por exemplo, o Ministério dos Negócios Estrangeiros pode, através da app localizar-vos. A página também disponibiliza contatos de emergência – telefone e email. O conselho é que o registo seja feito em qualquer deslocação ao estrangeiro, seja em turismo ou por motivos profissionais.

A aplicação em si é muito simples de usar. Um primeiro ecrã disponibiliza as viagens programadas e permite inserir novas viagens. Os dados pedidos vão desde um documento de identificação, o país de destino e de origem e as datas da deslocação. É possível inserir também um contato de emergência e se viaja em grupo ou não.

PUB

Na página de informações, o Registo Viajante disponibiliza alguns conselhos aos viajantes e recomendações de segurança. Finalmente, é possível, através de um mapa interativo, verificar toda a rede consular portuguesa.