ViagensHotéisFormosa Guest House. Acolhedora, bonita e bem localizada no centro de Tavira
Cama da suite pricnipal da Formosa Guest House em Tavira

Formosa Guest House. Acolhedora, bonita e bem localizada no centro de Tavira

PUB

Ponte Romana à esquerda, Praça da República à frente e centro histórico de Tavira à direita. Melhor localização era impossível, mas como é habitual nestes casos, o único problema a registar acaba por ser o estacionamento. Há lugares aqui perto, mas têm que ser pagos. A solução acaba por estar a cerca de cinco minutos daqui, num parque de estacionamento gratuito que se alcança com uma caminhada agradável na margem direita do Rio Gilão.

Se já estamos a falar de desvantagens, avancemos para mais uma. A Formosa Guest House fica num primeiro andar sem elevador, o que pode ser desagradável para quem acaba de chegar com malas. Mas até aqui é preciso olharmos para o copo meio cheio. Uma visita a Tavira deve acontecer nos meses mais quentes (se quisermos aproveitar as praias) e meses quentes estão associados a menos roupa, logo bagagem mais leve.

Chegados à recepção, ainda a ajustarmos a visão interrompida pelo escuro do espaço, detemo-nos na simpatia dos funcionários que nos fazem esquecer a decoração colorida e com muitos motivos associados ao mar.

Daqui para a frente todos os aspectos são positivos: a dimensão do quarto, a decoração e a cozinha onde podemos preparar algumas refeições. A casa de banho está fora do quarto, mas está localizada mesmo em frente à porta do quarto. É de uso exclusivo e está bem equipada, com uma limpeza cinco estrelas e um cheiro muito agradável conseguido pelos ambientadores colocados no espaço.

Os quartos não têm números, têm associadas aves da região que surgem desenhadas junto à porta, bem como no porta-chaves e até no armário exclusivo da cozinha que tem no interior louça disponível para ser usada pelos hóspedes. Cada quarto tem um.

PUB

Se a localização é perfeita isso ajuda muito a que a vista a partir das duas grandes janelas seja também excelente. Com acesso a duas varandas, a luz que entra no espaço é interminável e a vista sobre o Rio Gilão, a praça da República e o Jardim do Coreto é muito agradável, ajudando a perceber o ritmo da cidade nas diferentes horas do dia.

A cama de tamanho king size tem lençóis brancos bordados com uma colcha de flores em tons de laranja e rosa pastel e uma manta cor-de-rosa aos pés, ideal para as noites mais frias. A secretária de madeira combina na perfeição com arquitectura do espaço que conta ainda com uma sala com dois cadeirões cor-de-laranja, que nos impedem de sair quando nos sentamos.

A zona de dormir está separada por uma porta de correr desta zona de estar que conta ainda com uma mesa e duas cadeiras, perfeita para refeições que podem ser mais rápidas ou mais demoradas, quem sabe confecionadas na cozinha da Formosa Guest House, devidamente equipada com todos os eletrodomésticos necessários.

Nesta Guest House não há pequeno-almoço incluído, mas o hotel pode facilitar reservas na pastelaria que fica no rés do chão do edifício. Apesar disto, a gerência oferece chá e café, que podem ser preparados numa chaleira disponibilizada no quarto, bem como uma máquina de cápsulas.

Através das escadas de serviço que podem ser acedidas pela cozinha é ainda possível chegar à cobertura deste edifício que oferece vistas panorâmicas sobre Tavira. Por aqui também vai encontrar mesas e cadeira perfeitas para um almoço, jantar ou um simples fim de tarde de verão com um copo de vinho na mão.

Formosa Guest House
Tavira, Praça da República 12
a partir de €30/pessoa (noite)
9,1 (soberbo no Booking.com)
reservar no Booking.com

A Formosa Guest House fica mesmo no centro de Tavira, na Praça da República, pelo que é facilmente acessível a pé ou de carro
Artigos Sugeridos

Mestre em Ciência da Informação, estudei em Coimbra e Madrid. Trabalho atualmente em Lisboa. Tenho o pequeno sonho de conhecer o mundo e contar ao mundo as maravilhas que tem. claudiapaiva@w360.pt