Luís Pedro Nunes e Tiago Futre andaram “Em Busca da Praia Perfeita”. Spoilers? Chegaram a uma conclusão!

Cada um de nós tem a sua praia perfeita, mas Luís Pedro Nunes e Tiago Futre andara “Em Busca da Praia Perfeita”. Terão encontrado?

Livro em Busca da Praia Perfeita de Luís Pedro Nunes e Tiago Futre. Foto de Cláudia Paiva
PUB

logo livro postal“Em Busca da Praia Perfeita” é o novo livro de Luís Pedro Nunes e Tiago Futre, dois amigos que têm em comum o gosto de andar de mota e de explorar o mundo.

Em agosto de 2017 decidiram pôr em prática um plano ambicioso de conhecer as praias portuguesas de norte a sul sobre duas rodas, mas o que eles ainda não sabiam era que estaria à prova a própria amizade.

Duas semanas, dois homens, duas motas a fazer quilómetros solitários pela costa portuguesa. Um plano organizado, pouca roupa na bagagem, um smartphone com o GPS sempre pronto a ser utilizado. Começava assim uma viagem no Norte do país, da praia de Moledo até Vila Real de Santo António.

Ambos estavam preparados para os possíveis obstáculos da viagem, mas não estavam preparados para que esses chegassem tão cedo. Logo nos primeiros dias de viagem um contratempo acontece, Luís Pedro Nunes perde a chave da mota. Como fazer quando se perde a chave da mota? Ir à pendura com o parceiro? Luís Pedro Nunes responde a isso com sentido de humor e claro que essa hipótese não estava em equação.

Quando Luís Pedro regressa com a mota de substituição reencontra o parceiro na Figueira da Foz e a viagem contínua pelas praias selvagens, virgens, desertas, esquecidas ou completamente cheias. Qual foi o método para a seleção das praias deste roteiro? Foi a busca pela praia perfeita.

PUB

Uma escrita humorista tão boa, que nem nos apercebemos da velocidade da leitura, do virar da página. Quando sentimos as últimas páginas do livro, vamos abrandando e fazendo umas pausas para poder usufruir da leitura durante mais tempo.

O retrato da sociedade é tão bem ilustrado que nos leva a recordar histórias, comportamentos e momentos que quase todas as pessoas já vivenciaram. Um diálogo que aborda temas tão inesperados como a depilação ou a roupa de banho, com muito humor à mistura.

O livro foi estruturado com um índice minuciosamente organizado de norte a sul com o nome das praias. Arrisco-me a dizer que o livro é mais do que uma história de dois amigos em busca da praia perfeita é também um guia de 58 praias portuguesas. À medida que os autores vão escrevendo as histórias encontramos indicações práticas de cada praia nas laterais, com a indicação das temperaturas médias da água, a segurança, os apoios e acessos. No início a leitura pode parecer confusa, mas rapidamente percebemos a dinâmica do livro e deixamo-nos absorver pela história. Em cada praia fazemos uma pausa para ler as indicações e sugestões mais práticas.

Ao longo dos quilómetros percorridos os autores mostram-nos o que motiva os portuguesas a ter uma relação tão intensa com cada uma das praias que vão passando, as alterações sociais e políticas e como isso altera a dinâmica com a praia.

Uma viagem que terminou nas águas quentes e cheias do Algarve.

E qual foi a praia perfeita? Os autores respondem no final.

Em Busca da Praia Perfeita
Capa do livro Em Busca da Praia Perfeita de Luís Pedro Nunes e Tiago Futre Luís Pedro Nunes e Tiago Futre
Oficina do Livro
2019
176 páginas
€21,9
Comprar