ViagensLivro PostalPartir para Ficar, o Livro
Livro Partir para Ficar

Partir para Ficar, o Livro

PUB
logo livro postal

Partir para ficar é o novo livro de Tiago Pinho que relata a viagem de 2018 de mochila às costas com a sua companheira de viagem, a Joana.  A juventude e o desejo de conhecer o mundo levou-os a abraçar o desafio a que se propuseram: um ano a viajar pela Europa até chegar à índia, seria este o plano inicial. 

O tempo previsto era de um ano de uma licença sem vencimento e a viagem iniciava na Hungria, na casa de um amigo. O grande desafio: pedir boleia. Sim, foram muito poucos os autocarros que tiveram que utilizar para se fazerem transportar, fizeram toda a viagem a pedir boleia, foram honestos em todo o livro e descreveram, passo a passo, o que sentiram em cada cidade em que habitaram. O orçamento também era controlado e a meta era de dez euros por dia, dividimos entre alimentação, alojamento e transporte quando necessário.

Aprimorar a arte de pedir boleia foi algo que levou tempo e nos momentos que não estavam tão confiantes, conseguiram sempre chegar ao destino a que se propuseram. A verdade – e desculpem o spoiler – por vezes não conseguiram, com uns atrasos, mas sem pressas, afinal o caderno que tinham com o trajeto era uma orientação, não uma rota fechada.

Talvez a palavra que mais dá vontade de pronunciar ao longo da leitura do livro, é resiliência. Resiliência destes dois, com tantas adversidades, não pegarem nas malas e voltarem imediatamente para casa. Foi orgulho? Dever de missão? A verdade é que cada capítulo torna mais intensa a vontade de viver. E sem dúvida que esse era o motor desta viagem, viver.

Se pedir boleia já é um desafio, o que será sendo vegetariano? Sabemos que uma das motivações de viajar faz-se pela barriga, mas os desafios de ser vegetariano nas inúmeras situações em que lhes oferecem comida, é um grande desafio, ultrapassado com distinção. Talvez um dos momentos mais divertidos da primeira parte do livro, é o episódio passado na Geórgia: “Abre orgulhosamente um armário e diz: é tradição convidar os nossos bons convidados para beberem de um corno. Olhamos um para o outro. Como negar a gentileza, ainda por cima quando jogamos em estádio alheio? Interessante, mas somos vegetarianos, preferimos beber de um copo. Gargalhada geral. Acharam que era uma piada. Riram tanto que se esqueceram do último brinde da noite”.

PUB

O Irão e o Paquistão roubaram o coração a estes dois e isso percebe-se pelos dois longos capítulos que lhes dedicam. Numa tentativa de boleia para chegar a Teerão, e quando faltavam 700 quilómetros, é lhes oferecida uma boleia, mas ela leva-os a um desvio, num meio rural, Esfahan, movidos pelas energias boas daquela família que oferecia boleia, foram.

Conheceram toda a sua família, a simpatia era geral e arte de receber era singular: “Acordamos com um pequeno-almoço no chão da sala. Não era preciso, dizíamos enquanto os nossos olhos se desviavam para as tâmaras, um dos frutos mais férteis e baratos do Irão. Banho rápido porque o caminho já se previa longo, e deixaram-nos na estrada que nos levaria ao nosso destino. Insistem em pagar-nos o bilhete de autocarro. Oferecem-nos garrafas de água e um saco com chocolates, agradecemos, despedimo-nos, mas, inesperadamente, eles continuam ali. E continuam. Os carros a não pararem. O tempo passar. Eles sem baterem retirada. – Podem ir, estamos habituados a fazer isto diariamente. Recusam-se. – Nem pensar, nem pensar. O relógio afirmava dez horas, insistimos que fossem, iam-se atrasar para o trabalho no banco. – Liguei ao meu chefe. Tirei férias esta manhã para estar com vocês”.

Atitudes como esta foram várias ao longo do livro, situações que os desarmavam e faziam sentir pequenos num mundo tão grande, um livro que relata um diário de viagem, que passa pela resiliência e a enorme vontade de viver e conhecer o mundo. O livro está dividido em duas partes, a primeira foi editada em maio deste ano e pode ser adquirida por 17,50€ através do email: partirparaficar.travel@hotmail.com.

Partir para Ficar
Tiago Pinho
Edição de autor
2021
220 páginas
€17,5
Comprar: partirparaficar.travel@hotmail.com
Artigos Sugeridos

Mestre em Ciência da Informação, estudei em Coimbra e Madrid. Trabalho atualmente em Lisboa. Tenho o pequeno sonho de conhecer o mundo e contar ao mundo as maravilhas que tem. claudiapaiva@w360.pt