Há pouco a dizer sobre Barcelona que ainda não saiba. A cidade de Gaudi é uma das mais conhecidas do mundo e, por isso, uma das mais visitadas. É uma metrópole cheia de vida e muito descontraída.
Nas suas ruas vai encontrar todas as nacionalidades e identidades possíveis e imaginárias. Se o mundo fosse reduzido à escala de uma cidade, essa cidade era Barcelona.
A história e a modernidade confundem-se na própria história. Parece confuso, mas Gaudi foi mesmo um vanguardista e ainda hoje fica a pergunta: como é que é possível ser-se assim tão à frente do seu tempo? Tão à frente que parece que ainda hoje o seu tempo não chegou…
Fique com alguns dos sítios que não podem mesmo faltar na sua visita à capital da Catalunha.
1 O Park Guell é um fracasso, mas felizmente foi projetado por Gaudi… e se na altura não serviu para um condomínio privado, como era vontade do seu financiador, hoje serve perfeitamente como atrativo turístico.
2 A Casa Milá parece um monte de areia esculpida, mas não é. É mais um devaneio de Gaudi, para mais um dos poucos que tinha dinheiro para lhe pedir um projeto arquitetónico.

3 A Casa Batlló é mais uma daquelas obras impossível de confundir. Muitas cores, feitios e formas. Gaudi está por detrás disto.
4 A Sagrada Família foi um projeto tão ambicioso que ainda não chegou ao fim, mas mesmo em obras quase que não é preciso dizer que não pode sair de Barcelona sem a visitar.
5 Foi aqui que começou Barcelona e por isso o Bairro Gótico é a zona mais antiga da cidade. Passe por lá, faça umas compras e peça um desejo quando passar sob a ponte gótica.
6 Quando estiver à procura de um sítio para relaxar na sua visita a Barcelona, penso no Parque da Cidadela.
7 O Arco do Triunfo é mais um dos imperdíveis em Barcelona. A partir do solo olhe para o mais alto ponto dos seus 30 metros, deixe cair o olhar e procure as diferentes influências que o caracterizam.
8 A Barcelona modernista também tem uma história mais antiga, muito mais antiga. Por isso não deixe de visitar o Museu de história de Barcelona conheça as origens de uma cidade com uma identidade tão própria.
9 Mais uma faceta desta cidade vibrante: o futebol. Espreite o Camp Nou, um templo desportivo, a casa de um dos maiores clubes do mundo
10 A Torre Agbar será um dos poucos edifícios icónicos da cidade que não foi projetado por Gaudi (talvez estejamos a exagera…), mas adivinhe em homenagem a quem é que ele foi construído?
11 O Mercado Els Encants é um dos mais fascinantes de Barcelona. Aqui há de tudo. Roupa, brinquedos, artesanato, livros e até eletrodomésticos. É um bom sítio para perder a cabeça e para apreciar mais um edifício de arquitetura peculiar.
[wp-svg-icons icon=”bubbles-4″ wrap=”i”] Espanhol e Catalão
[wp-svg-icons icon=”users” wrap=”i”] 1.608.746 hab. (2016)
[wp-svg-icons icon=”coin” wrap=”i”] Euro (EUR)
[wp-svg-icons icon=”clock” wrap=”i”] GMT +1
[wp-svg-icons icon=”power-cord” wrap=”i”] Europeias, 2 pinos
[wp-svg-icons icon=”phone” wrap=”i”] +34
[wp-svg-icons icon=”aid” wrap=”i”] 112
[wp-svg-icons icon=”sun-3″ wrap=”i”] O clima em Barcelona é amenos na generalidade do ano, ainda assim mais quente nos meses de verão, mas não muito uma vez que o mar mediterrâneo acaba por temperar o clima. A chuva não é comum,ocorrendo essencialmente nos meses de outubro, novembro e dezembro.