ViagensPraiasEstas são as melhores praias e piscinas naturais da Madeira. Vamos mergulhar no Atlântico?
praias madeira capa

Estas são as melhores praias e piscinas naturais da Madeira. Vamos mergulhar no Atlântico?

PUB

Seja qual fôr a estação do ano, as temperaturas amenas que se fazem sentir ao longo de todo o ano na Madeira convidam muitas vezes a um mergulho. E com águas cristalinas, a decisão é ainda mais fácil de tomar.

Sejam praias de areia negra, calhaus, areia branca ou piscinas naturais, a Madeira está bem preparada para receber banhistas com complexos balneares equipados com balneários e outras estruturas de apoio como bares ou restaurantes. Estas são algumas das melhores.

Praia da Ponta do Sol

Ponta do Sol

A Ponta do Sol apresenta-se como uma zona balnear bem preparada para acolher banhistas. Para além dos vários restaurantes e estacionamento junto à praia dispõe ainda de chapés de sol que ajudam a ultrapassar os dias de maior calor.

Praia de Areia da Calheta

Estreito da Calheta

A Praia de Areia da Calheta foi inaugurada em 2004 e dispõe de um área de mais de 7.000 metros quadrados. Aqui a areia é clara porque foi importada de Marrocos, sendo a primeira praia criada de forma artificial pelo homem na Madeira.

Com um quebra-mares que bloqueia a agressividade do mar, é frequentemente usada para a prática de desportos aquáticos como a canoagem e o windsurf.

PUB

Piscinas Naturais de Porto Moniz

Praça Do Lyra Vila De Porto Moniz
€1,5
todos os dias: 9h às 19h

Vale a pena atravessar a Madeira de uma ponta à outra só para visitar Porto Moniz e as suas piscinas naturais, formadas pela lava vulcânica e onde o mar entra, criando um complexo que pode ser desfrutado por toda a família: tem uma piscina para crianças e um parque infantil.

A bandeira azul é a cereja no topo do bolo de um complexo que disponibiliza ainda balneários bem como um restaurante com uma fantástica vista para o mar.

Praia da Ribeira Brava

ER222 47

A Ribeira Brava apresenta-se como uma zona balnear bem preparada para acolher banhistas. Para além dos vários restaurantes e estacionamento junto à praia dispõe ainda de chapés de sol que ajudam a ultrapassar os dias de maior calor e há ainda piscinas com balneários e instalações sanitárias.

A areia é negra – ou não estivéssemos na Madeira – e aqui é misturada com calhaus. A água do mar é perfeitamente pacífica porque a praia conta com uma barreira feita de rochas.

Piscinas Naturais do Seixal

Seixal

As Piscinas Naturais do Seixal foram criadas de forma natural pela lava vulcânica que também deu origem à ilha da Madeira. O mar entra naturalmente e cria uma zona balnear tranquila com águas de temperatura amena durante todo o ano.

Praia do Porto do Seixal

Seixal

A Praia do Porto do Seixal não existiu sempre, mas ao longos dos últimos anos a areia negra foi ganhando terreno ao mar e permitiu a criação de um pequeno complexo balnear que tem como pano de fundo a Floresta Laurissilva, património da Humanidade. Da areia os banhistas podem ver a serra e o oceano, uma mistura de paisagens muito pouco vulgares.

Praia Formosa

Funchal

Bem perto do Funchal, quando falamos da Praia Formosa, falamos na verdade de quatro praias: Praia Nova, Formosa, dos Namorados e do Areeiro. Todas elas compõem o maior complexo balnear da Madeira que tem segurança garantida por várias equipas de nadadores salvadores.

Praia da Fajã dos Padres

Estr. Padre Antônio Dinis Henrique 1
€10 (elevador)
todos os dias: 10h às 18h (elevador)

Antes de chegar à praia da Fajã dos Padres vai ter que avaliar o seu grau de aventureiro porque para alcançar as pedras junto ao mar vai ter que fazer uma escolha: ou chega lá de barco, ou usa o elevador situado a mais de 300 metros de altura que faz o caminho em pouco mais de dois minutos.

Chegado ao mar vai encontrar águas cristalinas e de temperatura amena durante todo o ano que convidam não apenas a uma tarde de praia, mas também à prática de mergulho ou pesca. Durante o verão há espreguiçadeiras à disposição dos banhistas.

Madeira
Portugal
português
262 456 hab.
Euro (EUR)
GMT0
Europeias, 2 pinos
+351
112
A Madeira tem um clima semi-tropical, sendo frequente experimentar as diferentes estações do ano num só dia, mediante a zona da ilha onde se encontre. Os meses de abril a outubro são os mais indicados para visitar a ilha, mas ao longo de todo o ano as temperaturas são amenas.
Artigos Sugeridos

Mestre em Ciência da Informação, estudei em Coimbra e Madrid. Trabalho atualmente em Lisboa. Tenho o pequeno sonho de conhecer o mundo e contar ao mundo as maravilhas que tem. claudiapaiva@w360.pt