Seja qual fôr a estação do ano, as temperaturas amenas que se fazem sentir ao longo de todo o ano na Madeira convidam muitas vezes a um mergulho. E com águas cristalinas, a decisão é ainda mais fácil de tomar.
Sejam praias de areia negra, calhaus, areia branca ou piscinas naturais, a Madeira está bem preparada para receber banhistas com complexos balneares equipados com balneários e outras estruturas de apoio como bares ou restaurantes. Estas são algumas das melhores.
Praia da Ponta do Sol
[wp-svg-icons icon=”location-2″ wrap=”i”] Ponta do Sol
A Ponta do Sol apresenta-se como uma zona balnear bem preparada para acolher banhistas. Para além dos vários restaurantes e estacionamento junto à praia dispõe ainda de chapés de sol que ajudam a ultrapassar os dias de maior calor.
Praia de Areia da Calheta
[wp-svg-icons icon=”location-2″ wrap=”i”] Estreito da Calheta
A Praia de Areia da Calheta foi inaugurada em 2004 e dispõe de um área de mais de 7.000 metros quadrados. Aqui a areia é clara porque foi importada de Marrocos, sendo a primeira praia criada de forma artificial pelo homem na Madeira.
Com um quebra-mares que bloqueia a agressividade do mar, é frequentemente usada para a prática de desportos aquáticos como a canoagem e o windsurf.
Piscinas Naturais de Porto Moniz
[wp-svg-icons icon=”location-2″ wrap=”i”] Praça Do Lyra Vila De Porto Moniz
[wp-svg-icons icon=”ticket” wrap=”i”] €1,5
[wp-svg-icons icon=”calendar-2″ wrap=”i”] todos os dias: 9h às 19h
Vale a pena atravessar a Madeira de uma ponta à outra só para visitar Porto Moniz e as suas piscinas naturais, formadas pela lava vulcânica e onde o mar entra, criando um complexo que pode ser desfrutado por toda a família: tem uma piscina para crianças e um parque infantil.
A bandeira azul é a cereja no topo do bolo de um complexo que disponibiliza ainda balneários bem como um restaurante com uma fantástica vista para o mar.
Praia da Ribeira Brava
[wp-svg-icons icon=”location-2″ wrap=”i”] ER222 47
A Ribeira Brava apresenta-se como uma zona balnear bem preparada para acolher banhistas. Para além dos vários restaurantes e estacionamento junto à praia dispõe ainda de chapés de sol que ajudam a ultrapassar os dias de maior calor e há ainda piscinas com balneários e instalações sanitárias.
A areia é negra – ou não estivéssemos na Madeira – e aqui é misturada com calhaus. A água do mar é perfeitamente pacífica porque a praia conta com uma barreira feita de rochas.
Piscinas Naturais do Seixal
[wp-svg-icons icon=”location-2″ wrap=”i”] Seixal
As Piscinas Naturais do Seixal foram criadas de forma natural pela lava vulcânica que também deu origem à ilha da Madeira. O mar entra naturalmente e cria uma zona balnear tranquila com águas de temperatura amena durante todo o ano.
Praia do Porto do Seixal
[wp-svg-icons icon=”location-2″ wrap=”i”] Seixal
A Praia do Porto do Seixal não existiu sempre, mas ao longos dos últimos anos a areia negra foi ganhando terreno ao mar e permitiu a criação de um pequeno complexo balnear que tem como pano de fundo a Floresta Laurissilva, património da Humanidade. Da areia os banhistas podem ver a serra e o oceano, uma mistura de paisagens muito pouco vulgares.
Praia Formosa
[wp-svg-icons icon=”location-2″ wrap=”i”] Funchal
Bem perto do Funchal, quando falamos da Praia Formosa, falamos na verdade de quatro praias: Praia Nova, Formosa, dos Namorados e do Areeiro. Todas elas compõem o maior complexo balnear da Madeira que tem segurança garantida por várias equipas de nadadores salvadores.
Praia da Fajã dos Padres
[wp-svg-icons icon=”location-2″ wrap=”i”] Estr. Padre Antônio Dinis Henrique 1
[wp-svg-icons icon=”ticket” wrap=”i”] €10 (elevador)
[wp-svg-icons icon=”calendar-2″ wrap=”i”] todos os dias: 10h às 18h (elevador)
Antes de chegar à praia da Fajã dos Padres vai ter que avaliar o seu grau de aventureiro porque para alcançar as pedras junto ao mar vai ter que fazer uma escolha: ou chega lá de barco, ou usa o elevador situado a mais de 300 metros de altura que faz o caminho em pouco mais de dois minutos.
Chegado ao mar vai encontrar águas cristalinas e de temperatura amena durante todo o ano que convidam não apenas a uma tarde de praia, mas também à prática de mergulho ou pesca. Durante o verão há espreguiçadeiras à disposição dos banhistas.
[wp-svg-icons icon=”bubbles-4″ wrap=”i”] português
[wp-svg-icons icon=”users” wrap=”i”] 262 456 hab.
[wp-svg-icons icon=”coin” wrap=”i”] Euro (EUR)
[wp-svg-icons icon=”clock” wrap=”i”] GMT0
[wp-svg-icons icon=”power-cord” wrap=”i”] Europeias, 2 pinos
[wp-svg-icons icon=”phone” wrap=”i”] +351
[wp-svg-icons icon=”aid” wrap=”i”] 112
[wp-svg-icons icon=”sun-3″ wrap=”i”] A Madeira tem um clima semi-tropical, sendo frequente experimentar as diferentes estações do ano num só dia, mediante a zona da ilha onde se encontre. Os meses de abril a outubro são os mais indicados para visitar a ilha, mas ao longo de todo o ano as temperaturas são amenas.