Warning: Use of undefined constant ‘echo_tptn_post_count’ - assumed '‘echo_tptn_post_count’' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/w360pt/public_html/wp-content/themes/milkit/content-single.php on line 13

Praia Fluvial de Monsaraz. A 200 km do mar, há bons sítios para estender a toalha

Não é preciso ir até ao mar para encontrar boas praias. A Praia Fluvial de Monsaraz atrai todos os anos muitos banhistas. Percebe-se porquê!

PUB

Estamos a mais de 200 quilómetros do mar, junto à fronteira com Espanha, mas isso não nos impede de um bom dia de praia.

A Barragem do Alqueva nasceu há 20 anos e trouxe ao Alentejo a abundância de água que lhe permite viver sem sobressaltos e com uma agricultura viável. É o maior lago artificial da Europa e isso dá-lhe muito mais valências que se estendem ao lazer que se usa das suas margens para atrair milhares de pessoas nos meses mais quentes do ano.

Ainda no topo do Castelo de Monsaraz, uma paragem obrigatória antes do banho, é possível ver como o amarelo pintalgado com os sobreiros verdes na paisagem passou a ter que conviver com o azul das águas que aqui se alojaram. Estas águas calmas e com temperaturas muito mais aceitáveis do que as de algumas praias de mar deram à região a ideia brilhante de aqui fazer nascer uma praia fluvial, a primeira da Barragem do Alqueva.

As praias fluviais parecem o parente pobre dos dias de verão, mas as vantagens são quase infinitas. A areia das praias de mar que teima em não querer sair do corpo, aqui também marca presença, mas há relvados para os mais irritadiços com os pequenos grãos se possam refugiar. A água é calma e confiável para deixar as crianças à vontade e por ser muito mais parada do que a do oceano, a temperatura sobe mais rapidamente.

A Praia Fluvial de Monsaraz tem conseguido manter-se num nível de excelência que lhe vale a bandeira azul desde o primeiro dia em que começou a receber banhistas. Para além de limpa é também acessível a todos, tendo já conseguido o galardão de praia mais acessível pela facilidade com que que tem de andar em cadeira de rodas se consegue movimentar por aqui.

PUB

O 8 mil metros quadrados de areal podem ser curtos para a quantidade de banhistas que aqui querem estar, em particular nos fins-de-semana dos meses de verão e isso pode ser uma desvantagem, mas nos momentos em que fôr mais difícil esticar uma toalha, há uma panóplia de desportos náuticos à espera.

Os mais corajosos podem sentar-se numa banana ou num sofá insuflavel puxado por um barco rápido que vai acelerando enquanto curva à direita e à esquerda. Os mais calmos ou as famílias têm à disposição gaivotas que lhes permitem ficar a conhecer o lago, bem como as ilhas que marcam a paisagem entre as duas margens.

A escassos quatro quilómetros da vila de Monsaraz, esta praia está equipada com bar, casas de banho, chuveiros, nadador salvador e até um generoso parque de estacionamento com espaço para 500 carros.

Praia Fluvial de Monsaraz
Monsaraz, Évora
Barragem do Alqueva / Rio Guadiana
praia vigiada
casas de banho públicas    duche    cafés e restaurantes    estacionamento
O clima em Monsaraz é o típico do Alentejo interior: muito quente, seco e com temperaturas próximas dos 40ºC nos meses de verão

A partir de Monsaraz, a forma mais rápida de chegar à praia fluvial é seguir o Caminho Municipal 1127
Artigos Sugeridos